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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Financeira: Um estudo no contingente de cabos e soldados da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste
Autor(es): Monteiro, Rudson André Costa
Primeiro orientador: Aranha, Jose Aparecido Moura
Resumo: Aprender sobre Educação Financeira é adquirir conhecimento sobre um conjunto de informações capaz de ampliar as habilidades acerca do uso do dinheiro, bem como melhorar a percepção sobre o consumo, além de ensinar o cidadão a desenvolver mecanismos de controle financeiro, principalmente nos dias atuais. Este artigo tem como objetivo analisar os resultados da pesquisa relativos ao nível de informações sobre finanças pessoais dos Cabos e Soldados da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, tendo em vista que problemas financeiros podem ocasionar interferências na vida social do militar, bem como refletir no desempenho da sua função no quartel, o que demonstra a importância do tema. O Estudo baseou-se no método indutivo, utilizando-se de pesquisa descritiva e abordagem quantitativa. Foi aplicado procedimento técnico de pesquisa Survey, com uma mostra de 331 Cabos/Soldados, dos anos de 2014 a 2022. Utilizou-se para coleta de dados o Google Forms com questionário fechado. De acordo com os resultados da pesquisa: 45,62% dos respondentes não possuíam nenhum conhecimento sobre educação financeira antes da incorporação no Exército e, após o ingresso na instituição, 59,81% informaram que não tiveram, no aquartelamento, nenhuma instrução sobre a temática. Um pouco mais de 60% dos respondentes não investem seu dinheiro, mas, um percentual considerável se utiliza dos produtos fornecidos por instituições bancárias. Ainda, cerca de 25% não realizam pesquisa de preços antes da aquisição de um produto, além de comprarem algo que já possuem só pelo fato de estar em promoção e, aproximadamente 20% dos respondentes realizaram compras desnecessárias. Por fim, o estudo evidenciou que o nível de educação financeira dos Cabos e Soldados pode ser ampliado com mais orientações acerca das finanças pessoais, particularmente, reforçando a mudança no padrão de consumo para que não cometam alguns equívocos demonstrados ao longo da pesquisa.
Abstract: Learning about Financial Education is to acquire knowledge on a set of information capable of expanding abilities of the use of money, as well as the perception of consumption, in addition to teaching citizens to develop financial control mechanisms, especially nowadays. This article aims to analyze the research results relating to the level of information about personal finances of Corporal and Soldiers from Western Military Command Administration and Support Base, considering that financial problems can cause interference in the social life of the military, as well as reflect in their work performance in the quarters, which illustrates the importance of the theme. The study was based on the inductive method, using descriptive research and a quantitative approach. Survey technical research procedure was applied, with a sample of 331 Corporals/Soldiers, from the years 2014 to 2022. Google Forms with closed questionnaire was used for data collection. According to the survey results: 45,62% of the respondents did not have any knowledge about financial education before joining the Army and, after joining the institution, 59,81%reported that they did not have, in the barracks, any instruction on thematic. A few more than 60% of respondents do not invest their money, but a considerable percentage of respondents use products provided by banking institutions. Nevertheless, almost 25% of respondents did not do price research before purchasing a product, in addition to buying something they already had just because it was on sale, and approximately 20% of respondents made unnecessary purchases. Finally, the study showed that the level of financial education of Corporals/Soldiers can be increased with more guidance on personal finance, particularly, reinforcing the change in consumption patterns so that they do not commit some mistakes demonstrated throughout the research.
Palavras-chave: Finanças Pessoais
Orçamento
Investimento
Controle.
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6237
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)

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