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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INFLUENCIADORES DIGITAIS E O MERCADO FINANCEIRO: PRINCIPAIS REGULAÇÕES E CONTRATOS PRIVADOS
Autor(es): JÚLIA BRESSAN ABRÃO
Primeiro orientador: MICHEL ERNESTO FLUMIAN
Resumo: O presente artigo aborda o tema dos influenciadores digitais e sua influência no mercado financeiro, destacando os efeitos das ações e recomendações desses, tais como o aumento de vendas, popularidade de marcas e divulgação de causas sociais. Além disso, será enfatizada a importância da discussão contratual e as principais cláusulas nesse contexto, estabelecendo os termos, obrigações e direitos das partes envolvidas, além de tratar da relevância da cláusula de responsabilidade regulatória, considerando as novas regulamentações. Serão apresentados levantamentos e estudos selecionados a essa temática, considerando o surgimento dos influenciadores digitais como expoentes do mundo digital e globalizado do século XXI. Inclusive, a presente pesquisa adotou uma abordagem hipotético-dedutiva, utilizando revisão bibliográfica, análise de documentos legais e específicos da área, inclusive contratos. E assim, área emergente, a falta de entendimentos consolidados acerca das novas regulamentações provocam a produção deste artigo para reunir esses dados em relação à figura contratual. A contar com a descrição dos principais órgãos reguladores e o contexto da relevância do assunto, sobretudo, proporcionar um conciso compilado para este nicho do mercado financeiro que se utiliza das novas formas de captação de clientela via mídias sociais. Assim, um contrato bem firmado proporciona benefícios aos contratantes, como maior visibilidade e fortalecimento de relacionamentos com os clientes, além de prepará-los para desafios futuros, como a questão da autenticidade dos influenciadores e riscos de reputação dos envolvidos; além de estarem atentos às regulações do mercado financeiro que é o ponto de discussão regulatória deste trabalho.
Abstract: The present article aims to address the topic of digital influencers and their influence on the financial market. The effects of influencers' actions and recommendations will be discussed, highlighting their potential for generating significant impact, such as increased sales, brand popularity, and the promotion of social causes. Additionally, the importance of discussing contracts and key clauses in this context will be emphasized, establishing terms, obligations, and rights for all parties involved. The article will also examine the relevance of regulatory responsibility clauses in these contracts, considering the landscape of new regulations. Selected surveys and studies will be presented to provide a concise compilation within this niche of the financial market, which utilizes new forms of client acquisition through social media. Moreover, this article aims to address the lack of consolidated understanding regarding these new regulations and gather relevant data related to contractual matters. It includes a brief description of the main regulatory bodies and the context of their significance. Overall, a well- established contract offers benefits to the contracting parties, such as increased visibility and strengthened customer relationships, while also preparing them for future challenges, such as issues of influencer authenticity and associated reputation risks. It is crucial for them to remain vigilant regarding financial market regulations, which constitute a key aspect of regulatory discussion in this study.
Palavras-chave: Influenciadores Digitais. Regulação de contratação. Mercado Financeiro
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6228
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Direito - Bacharelado (CPTL)

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