Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6207
Tipo: Dissertação
Título: CINEMAÇÃO: o audiovisual como instrumento de criação artística nas aulas de arte
Autor(es): Thais Mendes Sampaio
Primeiro orientador: Vera Lucia Penzo Fernandes
Resumo: Frente às possibilidades de criação artística e contemporânea, ao utilizar-se da linguagem audiovisual, faz-se necessário compreender o processo criativo dos alunos do Ensino Médio durante a produção de um curta-metragem gravado por meio de aparelhos celulares, em uma escola estadual no município de Campo Grande – MS. Devido à importância e presença do audiovisual no contexto social, principalmente nas redes socias, a pesquisa de natureza qualitativa segue a abordagem histórico-cultural com revisão bibliográfica, assim como com análise da metodologia. A experiência, na qual os dados foram coletados, resultou em uma proposta pedagógica que detalha todo o trabalho educativo desenvolvido sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica. É importante compreender, refletir e dialogar com os recursos presentes nesta linguagem e com as experiências estéticas do cinema, para que o seu uso possa ocorrer, no ensino de arte, desligando-se de suas funções mercadológicas, de modo que possa contribuir na formação social do indivíduo. Para tanto, nesse artigo, busca-se compreender como o processo criador, por meio da linguagem audiovisual, influencia e colabora no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem em arte. Como resultado, encontramos e analisamos as seguintes categorias: o acúmulo de experiência estética, a prática pedagógica, a mediação e os mecanismos de criação. Espera-se, com essa pesquisa, evidenciar a importância do processo criativo por meio da linguagem audiovisual.
Abstract: Frente às possibilidades de criação artística e contemporânea, ao utilizar-se da linguagem audiovisual, faz-se necessário compreender o processo criativo dos alunos do Ensino Médio durante a produção de um curta-metragem gravado por meio de aparelhos celulares, em uma escola estadual no município de Campo Grande – MS. Devido à importância e presença do audiovisual no contexto social, principalmente nas redes socias, a pesquisa de natureza qualitativa segue a abordagem histórico-cultural com revisão bibliográfica, assim como com análise da metodologia. A experiência, na qual os dados foram coletados, resultou em uma proposta pedagógica que detalha todo o trabalho educativo desenvolvido sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica. É importante compreender, refletir e dialogar com os recursos presentes nesta linguagem e com as experiências estéticas do cinema, para que o seu uso possa ocorrer, no ensino de arte, desligando-se de suas funções mercadológicas, de modo que possa contribuir na formação social do indivíduo. Para tanto, nesse artigo, busca-se compreender como o processo criador, por meio da linguagem audiovisual, influencia e colabora no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem em arte. Como resultado, encontramos e analisamos as seguintes categorias: o acúmulo de experiência estética, a prática pedagógica, a mediação e os mecanismos de criação. Espera-se, com essa pesquisa, evidenciar a importância do processo criativo por meio da linguagem audiovisual.
Palavras-chave: cinema, criatividade, escola, processo criativo, vídeo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6207
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.