Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6193
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA MELHORIA DE PRODUTO EM UMA INDÚSTRIA DO RAMO AUTOMOTIVO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): LUAN ENRIQUE PLACCO DURO
Primeiro orientador: SANDRA CRISTINA MARCHIORI DE BRITO
Resumo: As metodologias de gestão da qualidade e suas ferramentas são essenciais para que dentro de uma organização, as causas raízes de problemas sejam tratadas e propostas de melhorias sejam feitas. Este estudo foi aplicado a uma indústria do ramo automotivo, a qual possui sua produção voltada para fornecimento de sistemas de ar condicionado para veículos automotores, sendo essa fornecedora de diversas grandes montadoras no Brasil. O presente trabalho, trata-se de um estudo de um caso específico em que o produto produzia um nível de ruído acima do especificado pelo cliente. Os testes utilizados para mensurar os dados foram aplicados para dois modos de operação do aparelho e realizados com auxílio do laboratório da empresa, enquanto o nível exigido pelo cliente era de 59,7 Db para o modo 1 e 56,5 Db para o modo 2, os valores encontrados inicialmente foram respectivamente de 60,7 Db e 57,2 Db, ambos acima do especificado. As metodologias QRQC (Quick Response Quality Control) e PDCA (Plan, Do, Check e Act), com o auxílio da ferramenta 5W2H, foram aplicadas buscando estruturar e proporcionar um melhor entendimento do problema, para que sua análise fosse planejada e executada. Posteriormente as ferramentas 5 Porquês e FTA foram aplicadas buscando aprofundar a análise das possíveis causas do problema. Durante as análises, dois fatores foram identificados como possíveis causas raízes do problema, o material utilizado na espuma de vedação e a velocidade do fluxo na entrada de ar. Para solucionar o problema, foram propostas medidas como o uso de uma nova espuma de vedação de poliuretano, com alta capacidade de absorção de ruído, e a seleção de uma nova portinhola que mantenha uma velocidade média de fluxo de ar mais baixa. Por fim, após as propostas de melhorias, serão esperado os seguintes resultados 1, 58,9 Db e 54,7 Db para o modo 2, estando dentro das especificações definidas. Por fim, observa-se que a aplicação das ferramentas de gestão da qualidade foi altamente eficaz na investigação e proposta de resolução do problema, permitindo uma compreensão mais profunda das causas raízes e possibilitando a identificação e implementação de melhorias. Essas ferramentas são parte essencial das rotinas de gerenciamento da empresa e desempenham um papel fundamental na promoção da gestão da qualidade.
Abstract: The methodologies of quality management and their tools are essential for addressing the root causes of problems and proposing improvements within an organization. This study was applied to an automotive industry that focuses on supplying air conditioning systems for motor vehicles and serves as a supplier to several major automakers in Brazil. The present work is a case study in which the product produced a noise level higher than the customer's specification. The tests used to measure the data were conducted for two operating modes of the device with the assistance of the company's laboratory. While the customer's required level was 59.7 dB for mode 1 and 56.5 dB for mode 2, the initially found values were 60.7 dB and 57.2 dB, respectively, both above the specified range. The QRQC (Quick Response Quality Control) and PDCA (Plan, Do, Check, Act) methodologies, along with the 5W2H tool, were applied to structure and provide a better understanding of the problem, allowing for planned and executed analysis. Subsequently, the 5 Whys and FTA tools were applied to further analyze the possible causes of the problem. During the analyses, two factors were identified as possible root causes of the problem: the material used in the sealing foam and the airflow velocity at the air intake. To solve the problem, measures were proposed, such as using a new polyurethane sealing foam with high noise absorption capacity and selecting a new flap that maintains a lower average airflow velocity. Finally, after implementing these improvement proposals, the following results are expected: 58.9 dB and 54.7 dB for mode 1 and mode 2, respectively, falling within the defined specifications. In conclusion, it is observed that the application of quality management tools was highly effective in investigating and proposing a resolution to the problem, allowing for a deeper understanding of the root causes and enabling the identification and implementation of improvements. These tools are an essential part of the company's management routines and play a fundamental role in promoting quality management.
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Melhoria contínua
Setor automotivo
Satisfação do cliente.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6193
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Bacharelado (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
408.pdf498,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.