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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação de causas dos problemas no processo de expedição de cargas, por meio da aplicação de ferramentas da gestão da qualidade: um estudo de caso em uma empresa do setor da celulose
Autor(es): KAIO CHIESA GONÇALVES UEDA
Primeiro orientador: SANDRA CRISTINA MARCHIORI DE BRITO
Resumo: O setor de logística representa um dos maiores custos dentro das empresas de papel e celulose. Por essa razão, é essencial que essas empresas invistam em uma gestão de qualidade para garantir a eficiência de seus processos logísticos. Com esse objetivo em mente, o presente estudo de caso busca aplicar ferramentas de gestão da qualidade para identificar as causas raiz dos problemas que resultam em retrabalho e transtornos na área de expedição logística de uma empresa do ramo de papel e celulose. Os dois problemas investigados estão relacionados a entregas inadequadas aos clientes. O primeiro problema refere-se a cargas danificadas, enquanto o segundo envolve a entrega de fardos com layout incorreto solicitado pelo comprador. Para abordar essas questões, foram utilizadas as ferramentas: fluxograma, brainstorming, diagrama de causa e efeito e 5 porquês. Com a aplicação dessas ferramentas da qualidade, foi possível identificar que a causa raiz do problema das cargas danificadas estava relacionada ao fato de que, às vezes, o operador de empilhadeira não percebia que o fardo de celulose estava danificado ao retirá-lo do final da linha de produção. Isso levava ao armazenamento inadequado e, consequentemente, ao embarque do material danificado. Já em relação ao problema de entrega de celulose com layout incorreto, constatou-se que a principal causa era a falta de um procedimento adequado para transmitir informações sobre o tipo de carregamento. Essa falha na comunicação resultava em embarques incorretos. A partir dessas análises, foi possível propor melhorias nos processos de expedição de celulose e promover a busca pela melhoria contínua.
Abstract: The logistics sector represents one of the highest costs within the pulp and paper companies. For this reason, it is essential that these companies invest in quality management to ensure the efficiency of their logistics processes. With this goal in mind, this case study aims to apply quality management tools to identify the root causes of problems that result in rework and disruptions in the logistics shipping area of a pulp and paper company. The two investigated problems are related to inadequate deliveries to customers. The first problem refers to damaged shipments, while the second involves delivering bundles with incorrect layouts as requested by the buyer. To address these issues, the following quality tools were used: flowchart, brainstorming, cause and effect diagram, and 5 whys. By applying these quality tools, it was possible to identify that the root cause of the problem of damaged shipments was related to the fact that sometimes the forklift operator failed to notice that the pulp bundle was damaged when removing it from the end of the production line. This led to improper storage and consequently shipping of the damaged material. Regarding the problem of delivering pulp with incorrect layouts, it was found that the main cause was the lack of a proper procedure to communicate information about the type of loading. This communication failure resulted in incorrect shipments. Based on these analyses, it was possible to propose improvements in the pulp shipping processes and promote the pursuit of continuous improvement.
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Logística
Expedição de carga
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6192
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Bacharelado (CPTL)

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