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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O FANTASMA DA AVALIAÇÃO RONDA OS CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS DO MATO GROSSO DO SUL
Autor(es): LARA DA ROSA TASSI
Primeiro orientador: FABIANO ANTONIO DOS SANTOS
Resumo: O presente artigo teve o objetivo de analisar como está inserida a avaliação nos currículos dos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Mato Grosso do Sul. Para alcançar este objetivo, procedemos com a análise dos currículos dos cursos de Pedagogia das três universidades públicas do Estado. O texto está estruturado em três seções: na primeira, analisamos as relações entre as finalidades educativas escolares e a avaliação em um contexto de avanço das políticas neoliberais. Em seguida, destacamos os riscos de tomar a avaliação como atividade em si mesma, provocando a inversão entre a avaliação e os objetivos escolares e seu desenvolvimento. Por fim, demonstramos como a avaliação (des)aparece nos currículos dos cursos de Pedagogia das universidades públicas de Mato Grosso do Sul. A pesquisa demonstra que os mesmos tratam a avaliação como conteúdo complementar na formação de professores, não apresentando, na maior parte dos currículos analisados, a devida centralidade que tal conteúdo possui sobre o trabalho pedagógico docente. Metaforicamente falando, trata-se de um espectro que ronda os currículos sem assumir o lugar de centralidade que deveria.
Abstract: The present article had the objective of analyzing how the evaluation is inserted in the curriculums of Pedagogy courses of public universities of Mato Grosso do Sul. To reach this objective, we proceeded with the analysis of the curriculums of the Pedagogy courses of the three public universities of the State. The text is structured in three sections: in the first, we analyze the relations between school educational purposes and evaluation in a context of advancement of neoliberal policies. Next, we highlight the risks of taking evaluation as an activity in itself, causing a reversal between evaluation and school goals and their development. Finally, we demonstrate how the evaluation (un)appears in the curricula of Pedagogy courses in public universities in Mato Grosso do Sul. The research demonstrates that they treat evaluation as complementary content in teacher education, not presenting, in most of the analyzed curriculums, the centrality that such content has on the pedagogical teaching work. Metaphorically speaking, it is a specter that prowls the curricula without assuming the place of centrality that it should.
Palavras-chave: Avaliação
Finalidades educativas
Currículo.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6186
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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