Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6184
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A gestão do negócio em produção de conteúdo para internet
Autor(es): Pevidor, Lucan Alves
Primeiro orientador: Teixeira, Narle Silva
Resumo: A busca por empreender e ganhar dinheiro com produção de conteúdo para internet tem se tornado cada vez mais frequente. No entanto, as formas de monetização e transformação desse trabalho em um negócio rentável são assuntos pouco discutidos. Diante disso, este trabalho apresenta um estudo de caso de um canal de Youtube que produz conteúdo de entretenimento para o público jovem e, por meio de abordagem científica, traz informações relevantes sobre o tema tendo como objetivo apresentar novas estratégias para monetizar o canal, aumentando a rentabilidade do negócio. O plano teórico do trabalho contemplou aspectos da Economia Criativa e Inovação em Modelo de Negócios, fazendo uso nos procedimentos metodológicos de ferramentas como entrevistas, construção de canvas de modelo de negócio e personas. Os resultados obtidos indicam que é possível utilizar diferentes estratégias para ampliar a receita do negócio, sendo que para a realidade do caso em estudo optou-se por, no período de 1 ano, a diversificar a produção de conteúdo em vídeo, criar uma linha editorial e buscar parcerias para a produção de peças. Estas decisões impactam na revisão do modelo de negócio, custos e recursos essenciais.
Abstract: The pursuit of entrepreneurship and making money through content production for the internet has become increasingly common. However, the methods of monetization and turning this work into a profitable business are subjects that are rarely discussed. In light of this, this study presents a case study of a YouTube channel that produces entertainment content for a young audience and, through a scientific approach, provides relevant information on the topic with the aim of presenting new strategies to monetize the channel and increase the profitability of the business. The theoretical framework of the study encompassed aspects of Creative Economy and Business Model Innovation, employing methodological procedures such as interviews, business model canvas construction, and personas. The obtained results indicate that it is possible to utilize different strategies to expand the business's revenue. In the case under study, it was decided to diversify the production of video content, establish an editorial line, and seek partnerships for production within a period of one year. These decisions have an impact on the revision of the business model, costs, and essential resources.
Palavras-chave: modelo de negócio
produção de conteúdo
internet
monetização
CNPq: Administração
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6184
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3218.pdf956,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.