Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEMILLI LIVIA TAVARES FLORES-
dc.date.accessioned2023-07-03T22:39:32Z-
dc.date.available2023-07-03T22:39:32Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6183-
dc.description.abstractThe family and school relationship should ensure good study conditions for the student, because the student needs to feel supported and safe. However, with the onset of the COVID-19 pandemic, the relationship between school and family has undergone several changes in terms of working together. Thus, we considered it important to research this theme, with the purpose of understanding how this relationship was established during the pandemic period in the municipality of Naviraí/MS. We used a qualitative, descriptive research and collected data through questionnaires with open questions, sent via WhatsApp to the interviewees. The interviewees were three parents/guardians who were called participants 1, 2, and 3, from the municipal school system of Naviraí/MS. We also conducted a questionnaire with a technician from the Municipal Education Management. The parents and/or guardians who answered the questionnaires considered the school/family partnership very important, however, they noticed that the relationship with the school, during the pandemic period was damaged, because several times there was lack of communication and even difficulty to solve the activities and teach their children. We conclude that the school and the family are very important institutions for the learning of the children, and that the non-access to knowledge, during the pandemic period, can worsen even more, the situation of Brazilian education, damaging the students of public schools, with the delay and difficulties of access to the Internet.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamília-
dc.subjectEscola-
dc.subjectResponsáveis-
dc.subjectPandemia-
dc.subjectParceria-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA Relação da Escola e a Família em tempos de Pandemia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA-
dc.description.resumoA relação família e escola deve assegurar boas condições de estudo para o aluno, pois o mesmo precisa sentir-se amparado e seguro. Entretanto, com o início da pandemia do COVID-19, a relação entre a escola e a família sofreu diversas alterações, no que diz respeito ao trabalho em conjunto. Deste modo, consideramos importante pesquisar a temática, que teve como intuito, compreender como esta relação se estabeleceu no período de pandemia, no município de Naviraí/MS. Utilizamos a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e coletamos os dados por meio de questionários com questões abertas, encaminhadas via WhatsApp para os entrevistados. Os entrevistados foram 3 pais/responsáveis que foram denominados participantes 1, 2 e 3, da rede municipal de ensino de Naviraí/MS. Também realizamos um questionário com uma técnica da Gerência Municipal de Educação. Os pais e/ou responsáveis que responderam os questionários consideraram muito importante a parceria escola/família, no entanto, perceberam que a relação com a escola, no período da pandemia ficou prejudicada, pois diversas vezes houve falta de comunicação e até mesmo dificuldade para resolver as atividades e ensinar os filhos. Concluímos que a escola e a família são instituições muito importantes para a aprendizagem das crianças, e que o não acesso aos conhecimentos, durante o período pandêmico, pode agravar ainda mais, a situação da educação brasileira, prejudicando os alunos das escolas públicas, com o atraso e dificuldades de acompanhamento em anos subsequentes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2977.pdf554,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.