Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6176
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A construção do conhecimento matemático na Educação Infantil |
Autor(es): | ELESLENE LIRIO DOS SANTOS |
Primeiro orientador: | CÉLIA REGINA DE CARVALHO |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção do conhecimento matemático na Educação Infantil com crianças do jardim III de uma instituição de ensino do município de Naviraí-MS. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa é qualitativa de caráter descritivo. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e de uma entrevista semiestruturada com uma professora regente I da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que o ensino da matemática possibilita que a criança tenha autonomia e capacidade para resolver problemas e conflitos do seu dia a dia, sendo possível adquirir noções, quando explora o ambiente, pela ação do falar, interpretar, pensar, arrumar e organizar e nas diversas brincadeiras proporcionadas pela educadora. Dito isso, é de fato relevante que as instituições de ensino que ofertam formação inicial e formação continuada apresentem aspectos teóricos metodológicos e práticos na elaboração e construção de jogos e brincadeiras referentes ao desenvolvimento de noções matemáticas para que a pedagoga(o) se sinta segura no momento de planejar essa experiência às crianças. |
Abstract: | This research has the general objective of analyzing the construction of mathematical knowledge in Early Childhood Education with children from kindergarten III of a teaching institution in the municipality of Naviraí-MS. The methodology used for the development of this research is qualitative and descriptive. Data collection took place through participant observation and a semi-structured interview with a preschool teacher. The results of the research show that the teaching of mathematics allows the child to have autonomy and ability to solve problems and conflicts of their day to day, being possible to acquire notions, when exploring the environment, through the action of speaking, interpreting, thinking, arranging and organize and in the various games provided by the educator. That said, it is indeed relevant that educational institutions that offer initial training and continuing education present theoretical, methodological and practical aspects in the elaboration and construction of games and games related to the development of mathematical notions so that the pedagogue(s) feel safe in the time to plan this experience for the children.. |
Palavras-chave: | Matemática Educação Infantil Crianças. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6176 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.