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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ensino Colaborativo como possibilidade de contribuir para a Inclusão Escolar
Autor(es): ANDREA DIAS DA SILVA
Primeiro orientador: DANIELA CRISTINA BARROS DE SOUZA MARCATO
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de inclusão escolar por meio do Ensino Colaborativo, cujo interesse surgiu da vontade de discutir a colaboração entre os profissionais do ensino comum e da Educação Especial, dentro da perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho foi de cunho teórico com base nas normativas sobre inclusão escolar, histórico da Educação Especial e a perspectiva vigente, com base nos estudos de Mendes (2006; 2010; 2017). Para compreender a pertinência do Ensino Colaborativo, nos apoiamos em Capellini e Zerbato. As leituras e reflexões realizadas sobre o tema nos levaram ao entendimento de que a implementação do Ensino Colaborativo deve ocorrer dentro da sala de aula comum. Embora as Salas de Recursos Multifuncionais sejam ferramentas importantes, elas não podem ser o único contato do aluno com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nem devem funcionar como um tipo de reforço separado do currículo regular do restante do grupo. É na sala de aula comum que as habilidades socioemocionais do aluno também são desenvolvidas e suas potencialidades reconhecidas. Como considerações, destaca-se a importância de envolver toda a equipe escolar e compreender o papel de cada professor nesse processo. O Ensino Colaborativo ocorre quando os dois professores atuam de forma plena e conjunta, compartilhando responsabilidades e criando estratégias para promover oportunidades de aprendizagem iguais para todos os alunos. A intervenção ou apoio pedagógico para auxílio de estudantes PAEE em sala comum realizado por estagiários ou por indivíduos sem formação adequada pode reforçar processos que contribuem para a exclusão, o que reforça a ideia de que o Ensino Colaborativo deve ser intencional, planejado e realizado por profissionais formados para tal.
Abstract: The present work aimed to reflect on the possibilities of school inclusion through Collaborative Teaching, which arose from the desire to discuss collaboration between regular education professionals and Special Education within the perspective of Inclusive Education. The work was of a theoretical nature based on the norms of school inclusion, the history of Special Education, and the current perspective based on the studies of Mendes (2006; 2010; 2017). To understand the relevance of Collaborative Teaching, we relied on Capellini and Zerbato. The readings and reflections carried out on the subject led us to the understanding that the implementation of Collaborative Teaching should take place within the regular classroom. Although the Multifunctional Resource Rooms are important tools, they cannot be the student's only contact with Specialized Educational Assistance (SEA), nor should they function as a type of reinforcement separate from the regular curriculum of the rest of the group. It is in the regular classroom that the student's socio-emotional skills are also developed and their potential is recognized. As considerations, it is important to highlight the importance of involving the entire school team and understanding the role of each teacher in this process. Collaborative Teaching occurs when both teachers work together fully, sharing responsibilities and creating strategies to promote equal learning opportunities for all students. Pedagogical intervention or support for the assistance of students with disabilities in regular classrooms, carried out by interns or individuals without adequate training, can reinforce processes that contribute to exclusion, which reinforces the idea that Collaborative Teaching must be intentional, planned, and carried out by professionals trained for this purpose.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6155
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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