Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6090
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso do mapa mental no ensino de geografia: Estudo de caso o 8º ano do ensino fundamental na Escola Carlos Souza Medeiros |
Autor(es): | LEIDINEIA QUEIROZ CORREIA |
Primeiro orientador: | GUSTAVO DA SILVA |
Resumo: | O uso do mapa mental no ensino de Geografia tem sido um tema relevante para compreender o conhecimento dos estudantes sobre localização, nesse contexto, uma pesquisa foi realizada com a finalidade de fazer um levantamento preliminar sobre a utilização dos mapas mentais no ensino desta disciplina, buscando compreender sua importância e utilidade. Os resultados demonstram que os mapas mentais vão além da simples localização, representando o cotidiano vivido por cada indivíduo, registrando rotas de lugares especiais ou do dia-a-dia. Essas representações mentais são pessoais e refletem a maneira como cada pessoa percebe e organiza o espaço geográfico. Em conclusão, os mapas mentais são uma ferramenta valiosa no ensino de Geografia, auxiliando os alunos a desenvolver habilidades de localização e compreensão espacial. |
Abstract: | : O uso do mapa mental no ensino de Geografia tem sido um tema relevante para compreender o conhecimento dos estudantes sobre localização, nesse contexto, uma pesquisa foi realizada com a finalidade de fazer um levantamento preliminar sobre a utilização dos mapas mentais no ensino desta disciplina, buscando compreender sua importância e utilidade. Os resultados demonstram que os mapas mentais vão além da simples localização, representando o cotidiano vivido por cada indivíduo, registrando rotas de lugares especiais ou do dia-a-dia. Essas representações mentais são pessoais e refletem a maneira como cada pessoa percebe e organiza o espaço geográfico. Em conclusão, os mapas mentais são uma ferramenta valiosa no ensino de Geografia, auxiliando os alunos a desenvolver habilidades de localização e compreensão espacial. |
Palavras-chave: | Mapa mental Cartografia no ensino prática pedagógica |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6090 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
977.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.