Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6090
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do mapa mental no ensino de geografia: Estudo de caso o 8º ano do ensino fundamental na Escola Carlos Souza Medeiros
Autor(es): LEIDINEIA QUEIROZ CORREIA
Primeiro orientador: GUSTAVO DA SILVA
Resumo: O uso do mapa mental no ensino de Geografia tem sido um tema relevante para compreender o conhecimento dos estudantes sobre localização, nesse contexto, uma pesquisa foi realizada com a finalidade de fazer um levantamento preliminar sobre a utilização dos mapas mentais no ensino desta disciplina, buscando compreender sua importância e utilidade. Os resultados demonstram que os mapas mentais vão além da simples localização, representando o cotidiano vivido por cada indivíduo, registrando rotas de lugares especiais ou do dia-a-dia. Essas representações mentais são pessoais e refletem a maneira como cada pessoa percebe e organiza o espaço geográfico. Em conclusão, os mapas mentais são uma ferramenta valiosa no ensino de Geografia, auxiliando os alunos a desenvolver habilidades de localização e compreensão espacial.
Abstract: : O uso do mapa mental no ensino de Geografia tem sido um tema relevante para compreender o conhecimento dos estudantes sobre localização, nesse contexto, uma pesquisa foi realizada com a finalidade de fazer um levantamento preliminar sobre a utilização dos mapas mentais no ensino desta disciplina, buscando compreender sua importância e utilidade. Os resultados demonstram que os mapas mentais vão além da simples localização, representando o cotidiano vivido por cada indivíduo, registrando rotas de lugares especiais ou do dia-a-dia. Essas representações mentais são pessoais e refletem a maneira como cada pessoa percebe e organiza o espaço geográfico. Em conclusão, os mapas mentais são uma ferramenta valiosa no ensino de Geografia, auxiliando os alunos a desenvolver habilidades de localização e compreensão espacial.
Palavras-chave: Mapa mental
Cartografia no ensino
prática pedagógica
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6090
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
977.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.