Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Guilherme Pires Veiga-
dc.date.accessioned2023-06-26T20:15:51Z-
dc.date.available2023-06-26T20:15:51Z-
dc.date.issued2020-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6072-
dc.description.abstractThinking about Urban Mobility in the major cities is one of the biggest challenges today, because the super population added with consumerism and the intensive use of the car have been causing several socio-environmental and economic impacts. In this context, the bicycle presents itself as an excellent vehicle for individual transport, because it is practical and quick, it also promotes social inclusion, it is less polluting and provides physical and mental well-being to its user. However, there are still many challenges to make the bicycle one of the main means of transport in large Brazilian cities, since it is still not considered by many as a vehicle and its use is considered dangerous, because cyclists are vulnerable to traffic accidents and are often forced to share space with motor vehicles. In view of this, it is extremely important to implement and maintain bicycle infrastructure in cities, allowing cyclists to travel long distances safely and comfortably. Thus, the need to audit the entire cycling infrastructure of the city of Campo Grande/MS was recognised, through the Cycle Infrastructure Development Index (IDECiclo) and as a result it was possible to identify, evaluate and classify them, so that it was possible to verify which are the infrastructures, places and parameters that need maintenance and adequacy priority, besides allowing the comparison of the Campo Grande bicycle infrastructure with other cities in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano. Ciclismo. IDECiclo. Infraestrutura Cicloviária.pt_BR
dc.subjectUrban planning. Cycling. IDECiclo. Bicycle Infrastructure.pt_BR
dc.titleMobilidade urbana por bicicleta: aplicação do Índice de Desenvolvimento da Estrutura Cicloviária (IDECiclo) na cidade de Campo Grande/MSpt_BR
dc.title.alternativeUrban mobility by bicycle: application of the Cycling Structure Development Index in the city of Campo Grande/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ikuta, Flávia Akemi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4488408906874350pt_BR
dc.contributor.referee1Vargas, Icléia Albuquerque de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545121561786241pt_BR
dc.contributor.referee2OIiveira Neto, Antônio Firmino de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7955-5417pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376410579246219pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8053139531617963pt_BR
dc.description.resumoPensar a Mobilidade Urbana nas grandes cidades é um dos maiores desafios da atualidade, pois o crescente aumento populacional, somado ao consumismo e uso intensivo do automóvel, vem provocando diversos impactos socioambientais e econômicos. Nesse contexto, a bicicleta se apresenta como um excelente veículo de transporte individual, pois além de ser prática e rápida, promove a inclusão social, é menos poluente e propicia bem-estar físico e mental ao seu usuário. Entretanto, ainda existem muitos desafios para tornar a bicicleta um dos principais modos de transporte nas grandes cidades brasileiras, visto que ela ainda não é considerada por muitos como tal e seu uso é considerado perigoso, pois os ciclistas são vulneráveis aos acidentes de trânsito e, muitas vezes, são obrigados a dividir o espaço das ruas com veículos automotores. Em vista disso, é de extrema importância a implementação e manutenção de infraestruturas cicloviárias nas cidades, permitindo que os ciclistas percorram longas distâncias com segurança e conforto. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é realizar a auditoria de toda a infraestrutura cicloviária de Campo Grande/MS, utilizando a metodologia do Índice de Desenvolvimento da Infraestrutura Cicloviária (IDECiclo). Como resultado foi possível identificar, avaliar e classificar as infraestruturas cicloviárias existentes na cidade, de modo que se constatou quais são as infraestruturas, os locais e os parâmetros que necessitam de prioridade de manutenção e adequação, além de permitir a comparação da infraestrutura cicloviária de Campo Grande com outras cidades do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAENGpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografia Humanapt_BR
dc.subject.cnpqGeografia Urbanapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Guilherme Pires Veiga Martins.pdf8,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.