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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RESSOCIALIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: A EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL NO ANO PANDÊMICO DE 2021
Autor(es): ISTHEFANY SANTOS SILVA
Primeiro orientador: VANESSA CRISTINA LOURENCO CASOTTI FERREIRA DA PALMA
Resumo: O processo do envelhecer, revela cenários de desigualdades, pois, a solidão e o isolamento social das pessoas idosas constituem um problema social, visto que, por vezes, as respostas do poder público e da sociedade são insuficientes para suprir as necessidades deste grupo. O objetivo da pesquisa é analisar o papel da educação como um meio de promoção da ressocialização da pessoa idosa, garantindo-lhes a efetividade de seus direitos, promovendo-lhes um envelhecimento ativo por meio da educação, conferindo, portanto, melhor qualidade de vida. Busca-se ainda evidenciar que mecanismos educacionais como as Universidades Abertas, são meios de fornecer dignidade e efetivação do direito a educação, como o projeto de extensão da UMI, desenvolvida na UFMS de Três Lagoas/MS. A pesquisa justifica-se na tentativa de demonstrar que a educação é um dos caminhos do agir positivo do Estado e da sociedade sobre as necessidades e adversidades advindas das pessoas idosas. O embasamento teórico está amparado pela Constituição Federal de 1988, pelo Estatuto da Pessoa Idosa e nos autores Scoralick e Barbosa (2012) e Coura e Soares (2020). Quanto ao procedimento metodológico empregou-se o qualitativo/quantitativo, com análise de dados estatísticos, apoiados em pesquisas bibliográficas. Ainda se utilizou do método empírico de pesquisa, por questionário de investigação aplicado aos alunos participantes, para evidenciar o impacto da educação na qualidade de vida dos participantes.
Abstract: The process of aging reveals scenarios of inequality, because as the loneliness and social isolation of older people is a social problem, sometimes the responses of public authority and society are insufficient to meet the needs of this group. The objective of the research is to analyze the role of education as a way to promote the resocialization of the elderly person, guaranteeing them the effectiveness of their rights, promoting them an active aging through education, thus conferring better quality of life. It is also sought to highlight that educational mechanisms, including Open Universities, are means of providing dignity and effectiveness of the right to education, such as the UMI extension project, developed at UFMS, Três Lagoas/MS. The research is justified in trying to demonstrate that education is one of the ways the State and society can act positively on the needs and adversities of the elderly. The theoretical background is supported by the Federal Constitution of 1988, the Statute of the Elderly and authors Scoralick and Barbosa (2012) and Coura and Soares (2020). The methodological procedures used qualitative/quantitative, with analysis of statistical data, supported by bibliographic research. The empirical method of research, by research questionnaire applied to the participating students, was also used to highlight the impact of education on the quality of life of the participants.
Palavras-chave: Pessoa idosa
Educação
Direito
Inclusão.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6011
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Direito - Bacharelado (CPTL)

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