Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5959
Tipo: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO DE UM 'BAD ROMANCE': UM ESTUDO SEMIÓTICO DA INTERTEXTUALIDADE NA DRAMATIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS EM TRÊS VIDEOCLIPES DE LADY GAGA​
Autor(es): Euclides Vieira de Sousa Filho
Primeiro orientador: Eluiza Bortolotto Ghizzi
Resumo: A cantora Lady Gaga (n.1986) pode ser considerada uma porta-voz da sua geração, na medida em que se propõe a discutir problemas, especialmente da juventude, vivenciados por seus fãs, chamados por ela de Little monsters (monstrinhos). Assuntos como fluidez de gênero, respeito à comunidade LGBTQIAP+ e doenças mentais são alguns entre os que estão presentes nas músicas da cantora. Considerando a videografia de Lady Gaga, destacaram-se para nós seus aspectos de arte autobiográfica e engajada, paralelamente às misturas de signos de diferentes linguagens, entre as quais encontram-se referências a obras de outros artistas. Entendemos isso como gerando uma intertextualidade associada à dramatização de problemas sociais. E é essa intertextualidade que tomamos como objeto de estudo nesta dissertação, analisada em três videoclipes dessa cantora: Born This Way (2011); Applause (2013) e 911 (2020). O referencial teórico-metodológico adotado para a pesquisa correlaciona os conceitos de dialogismo, polifonia e intertextualidade de Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), com conceitos da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), pertinentes à significação, à objetivação e à interpretação. As análises dos três videoclipes selecionados, para além de reconhecer que as misturas de signos são possibilitadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, permite visualizar como esses videoclipes vão referenciando e promovendo o diálogo com outras obras, já conhecidas pelo intérprete da cultura audiovisual. Considerando que essa estratégia leva à construção de um discurso dramático, autobiográfico e relacionado tematicamente com problemas sociais vivenciados por seu público, propusemos classificar os videoclipes como arte engajada. Concluímos a pesquisa destacando, por meio dessas obras, signos organizados em um discurso intertextual e que fala de problemas vivenciados pela própria cantora e, ainda, que são comuns a parte da sua geração; são dramas pessoais, alguns envolvendo riscos à saúde daqueles que os vivenciam. Eles são o tema das canções e dos videoclipes, razão pela qual interpretamos tais obras como contendo a narrativa de um romance ruim (Bad romance). As contribuições desta dissertação, além de abordar problemas sociais ainda presentes na nossa atualidade, focam a relação entre os estudos de linguagem, o videoclipe, a arte engajada e a pop music contemporânea.
Abstract: Singer Lady Gaga (b.1986) can be considered a spokesperson for her generation, as she proposes to discuss problems, especially those of youth, experienced by her fans, which she calls Little monsters. Issues such as gender fluidity, respect for the LGBTQIAP+ community and mental illness are some of the ones that are present in the singer's songs. Considering Lady Gaga's videography, her aspects of autobiographical and engaged art stand out for us, in parallel with the mixture of signs from different languages, among which are references to works by other artists. We understand this as generating an intertextuality associated with the dramatization of social problems. And it is this intertextuality that we take as an object of study in this dissertation, analyzed in three video clips of this singer: Born This Way (2011); Applause (2013) and 911 (2020). The theoretical-methodological framework adopted for the research correlates the concepts of dialogism, polyphony and intertextuality by Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), with semiotic concepts by Charles Sanders Peirce (1839-1914), pertinent to meaning, objectification and interpretation. The analysis of the three selected video clips, in addition to recognizing that the mixture of signs is made possible by the use of digital information and communication technologies, allows us to visualize how these video clips are referencing and promoting dialogue with other works, already known by the interpreter of audiovisual culture. Considering that this strategy leads to the construction of a dramatic, autobiographical discourse thematically related to social problems experienced by its audience, we proposed classifying video clips as engaged art. We conclude the research by highlighting, through these works, signs organized in an intertextual discourse that speak of problems experienced by the singer herself and, also, that are common to part of her generation; they are personal dramas, some involving risks to the health of those who experience them. They are the subject of songs and music videos, which is why we interpret such works as containing the narrative of a bad novel (Bad romance). The contributions of this dissertation, in addition to addressing social problems still present today, focus on the relationship between language studies, the music video, engaged art and contemporary pop music.
Palavras-chave: Signo
Videoclipe
Lady Gaga
Intertextualidade
Arte engajada
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5959
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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