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Tipo: Dissertação
Título: PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ROTEIROS PARA VÍDEOS EDUCATIVOS
Autor(es): JENNYFER SOARES DE SÁ
Primeiro orientador: Elen Ferraz Teston
Resumo: Diante das diversas Doenças Crônicas Não Transmissíveis existentes, o diabetes mellitus destaca-se entre as dez principais causas de morte no mundo. Dentre os tipos de diabetes, o tipo 2 é o mais frequente. Frente a isso, construir tecnologias educativas que favoreçam o apoio à implementação de ações que enfoquem o autocuidado de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 faz-se fundamental para avançar na promoção da saúde e na prevenção de complicações. Assim, o objetivo deste estudo foi construir e validar roteiros de vídeos educativos para promoção do autocuidado em pessoas com diabetes mellitus tipo 2. O estudo metodológico seguiu o Modelo Psicométrico de Pasquali, realizado à luz do Modelo Transteórico da Mudança de Comportamento e desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consistiu nos procedimentos teóricos, envolvendo uma revisão integrativa com busca pareada em agosto de 2022 para a escolha do vídeo enquanto tecnologia educacional e o foco dos roteiros na promoção da saúde e mudança de comportamento. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer n° 5.405.988, iniciou a etapa de validação de conteúdo dos roteiros por juízes-especialistas, selecionados por conveniência, utilizando-se os critérios de Fehring. Para a coleta de dados, um questionário adaptado em escala tipo Likert com nove critérios para avaliação de roteiros foi usado. O conteúdo foi validado em duas rodadas, por meio da técnica Delphi. Os dados foram analisados com base no Índice de Validação de Conteúdo com parâmetro de 0,80, e outras três abordagens: Índice de Validade de Conteúdo por Item; Índice de Validade de Conteúdo para a escala baseado na média, e Índice de Validade de Conteúdo para a escala embasado na concordância universal. Além disso, o teste binomial foi empregado para comparar as proporções das variáveis dicotômicas. A revisão de literatura permitiu identificar diferentes tecnologias educacionais utilizadas para educação em saúde de pessoas com condições crônicas, como, por exemplo: aplicativos móveis, plataformas interativas, cartilha, telemonitoramento, vídeo e simulação. O enfoque predominante dos estudos foi na prevenção de complicações, o que indicou fragilidades relativas aos conteúdos para promoção do autocuidado e mudança de comportamento. Os roteiros foram desenvolvidos a partir de temáticas distintas, selecionadas por conveniência pelas pesquisadoras, e a perspectiva de cada um deles levou em consideração os elementos do Modelo Transteórico da Mudança de Comportamento. Por conseguinte, o Índice de Validação de Conteúdo para escala baseado na média, foi 0,93 e 1,0 na primeira e segunda rodada, respectivamente, e o Índice de Validação de Conteúdo alcançou 0,89 em seis dos critérios avaliados e 1,0 para três critérios, na primeira rodada. Desse modo, a validação resultou em conteúdos adequados à promoção do autocuidado e mudança de comportamento. Estudos futuros serão necessários para a continuidade no desenvolvimento dos vídeos educativos. Em vista disso, as validações de aparência e semântica poderão incrementar a qualidade dos roteiros nas próximas etapas. Ademais, espera-se que o conteúdo validado possa oferecer subsídios ao planejamento das ações de cuidado em saúde e enfermagem, tendo por alvo a promoção do autocuidado e mudança de comportamento em pessoas com diabetes mellitus tipo 2, além de contribuir para o aprimoramento do conhecimento científico sobre essa temática, com vistas a facilitar o desenvolvimento de outras tecnologias no contexto saúde.
Abstract: Diabetes mellitus stands out among the ten main causes of death in the world. Type 2 is the most common type of diabetes. Therefore, building educational technologies that support the implementation of actions that focus on self-care of people with Type 2 diabetes mellitus, is essential to advance health promotion and prevention of complications. Thus, the objective of this study was to build and validate educational video scripts to promote self-care in people with type 2 diabetes mellitus. Methodological study according to Pasquali’s psychometric model, conducted in the light of the Transtheoretical Model of Behavior Change and developed in two stages. The first stage consisted of the theoretical procedures, which involved an integrative review with paired search in August 2022 for the choice of video as educational technology and the focus of the scripts on health promotion and behavior change. After approval by the Research Ethics Committee, under opinion n. 5,405,988, the phase of content validation of the scripts by expert judges, selected by convenience using the Fehring criteria, began. For data collection, a questionnaire adapted in Likert scale with nine criteria for evaluation of scripts was used. The content was validated in two rounds using the Delphi technique. The data were analyzed based on the Content Validation Index with parameter of 0.80, and three other approaches: Content Validity Index per Item; Content Validity Index for the scale based on mean and Content Validity Index for the scale based on universal agreement. In addition, the binomial test was used to compare the proportions of the dichotomous variables. The literature review allowed to identify different educational technologies used for health education of people with chronic conditions, such as mobile applications, interactive platforms, primer, telemonitoring, video and simulation. The predominant focus of the studies was on the prevention of complications, which indicated weaknesses related to the contents to promote self-care and behavior change. The scripts were developed from different themes, selected for convenience by the researchers, and the bait of each one took into account the elements of the transtheoretical model of behavior change. Therefore, the Content Validation Index for the scale based on the mean was 0.93 and 1.0 in the first and second round, respectively, and the Content Validation Index reached 0.89 in six of the evaluated criteria and 1.0 for three criteria in the first round. Thus, validation resulted in adequate content to promote self-care and behavior change. Future studies will be necessary for continuity in the development of educational videos. In view of this, the appearance and semantic validations may increase the quality of the scripts in the next steps. In addition, it is expected that the validated content can provide subsidies for the planning of health care and nursing actions focusing on the promotion of self-care and behavior change in people with type 2 diabetes mellitus, contribute to the improvement of scientific knowledge on this subject, in order to facilitate the development of other technologies in the health context.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5918
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Enfermagem

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