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Tipo: Dissertação
Título: A UTILIZAÇÃO DO VIDRO MOÍDO COMO AGREGADO MIÚDO EM REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): Viviane Zório Peixoto
Primeiro orientador: Alem Mar Bernardes Goncalves
Resumo: O estudo, a compreensão e a dinamização da malha viária são interesses globais de importância ainda maior no Brasil, devido ao uso frequente do meio de transporte rodoviário. Para atingir uma suficiente proposta de elevação da viabilidade e expansão das rodovias brasileiras, considerando as necessidades econômicas e ambientais, a reciclagem de insumos industriais ou domésticos com propriedades vantajosas para a melhoria do desempenho, longevidade e recuperação de pavimentos pode oferecer uma solução para o problema do uso de materiais com impacto ambiental prejudicial e alto custo. O objetivo central desta dissertação foi avaliar a influência da adição de vidro moído como agregado miúdo, em diferentes proporções, nas misturas asfálticas. Como objetivo secundário, foram investigadas as propriedades mecânicas, como resistência, rigidez e durabilidade da mistura, para avaliar a viabilidade de sua aplicação. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com 18 publicações compreendidas entre 2012 e 2022, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e Web of Science. Observou-se que a mistura do vidro moído aos pavimentos asfálticos pode melhorar a resistência e flexibilidade das misturas asfálticas, dependendo da porcentagem de mistura ajustada para o uso desejado. Para fins tradicionais, uma porcentagem entre 10% e 15% foi sugerida para resultados ótimos, combinados com outros componentes para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a longevidade. Além disso, há um senso de economia sistêmica neste material, pois não só reduz os custos diretos, mas também ajuda a reduzir os custos ambientais, gerando menos resíduos e, dessa maneira, promovendo menor impacto ambiental.
Abstract: The study, understanding, and development of the road network are global interests of even greater importance in Brazil due to the frequent use of road transportation. To achieve sufficient proposition for the viability and expansion of Brazilian highways, considering economic and environmental needs, recycling industrial or domestic inputs with advantageous properties for improving pavement performance, longevity, and recovery can provide a solution to the problem of using materials with harmful environmental impact and high cost. The central objective of this dissertation was to evaluate the influence of adding ground glass as fine aggregate, in different proportions, in asphalt mixtures. As a secondary objective, the mechanical properties such as strength, stiffness, and durability of the mixture were investigated to assess the feasibility of its application. This is a systematic literature review with 18 publications between 2012 and 2022, on the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus, and Web of Science databases. It was observed that adding ground glass to asphalt pavements can improve the strength and flexibility of asphalt mixtures, depending on the percentage of mixture adjusted for the desired use. For traditional purposes, a percentage between 10% and 15% was suggested for optimal results, combined with other components to reduce vulnerability, and increase longevity. There is also a sense of systemic economy in this material, because it not only reduces direct costs but also helps to reduce environmental costs by generating less waste and thus promoting less environmental impact.
Palavras-chave: Reciclagem. Pavimentação. Vidro. Materiais Alternativos. Engenharia. Ciência dos materiais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5848
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

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