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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5803
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Processo Avaliativo no Ensino de Música na Educação Básica: uma proposta para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Melo, Kelli Ivo Barbosa de |
Primeiro orientador: | Rasslan, Manoel Camara |
Resumo: | O foco desta pesquisa é investigar a avaliação em música na educação básica, especificamente no componente curricular Arte, na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, tema procedente de inquietações pessoais diante de desafios confrontados na prática docente, e desde então, considerado como um relevante e coerente elemento de um processo de ensino musical efetivo. O desenvolvimento deste estudo centralizou em responder como avaliar e quais critérios orientam o processo avaliativo, e para tal fim, a análise teórica está embasada nos autores do campo da Educação Musical, em especial o Modelo C(L)A(S)P (Keith Swanwick, 1979), os critérios provenientes da Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical (Swanwick, 1994) para avaliação do fazer musical, e o desenho metodológico está fragmentado em duas partes, a princípio, composto por uma pesquisa bibliográfico-documental, de caráter qualitativo, na perspectiva de compreender como tem sido abordada a temática avaliação em Educação Musical. E, ocasionando no segundo momento, a proposição de uma intervenção para avaliação dos alunos das etapas correspondentes, com a proposta de uma sequência didática para elaboração de um Portfólio, desenvolvido para um processo avaliativo constante, com a perspectiva de aprofundar a visão e aprimorar prática docente que propicie um processo de aprendizagem musical satisfatório, fortalecido e fundamentado. |
Abstract: | The focus of this research is to investigate music assessment in basic education, specifically in the Art curricular component, in early childhood education and the early years of Elementary School, theme arising from personal concerns in the face of challenges faced in teaching practice, and since then, conceptualized as a relevant and coherent element of an effective musical teaching process. The development of this study centered on answering how to evaluate and which criteria will guide the evaluation process, and for that purpose, the theoretical analysis is based on the authors of the field of Music Education, in particular the Model C(L)A(S)P (Keith Swanwick, 1979), the criteria from the Spiral Theory of Musical Development (Swanwick, 1994) for evaluating musical making, and the methodological design is fragmented into two parts, at first, composed of a bibliographical-documental research, of a qualitative nature, from the perspective of understanding how thematic evaluation in Music Education has been approached. And, causing in the second moment, the proposition of an intervention for the evaluation of the students of the corresponding stages, with the proposal of a didactic sequence for the elaboration of a Portfolio, developed for a constant evaluation process, with the perspective of deepening the vision and improving teaching practice that provides a satisfactory, strengthened and grounded musical learning process. Keywords: Music education. Basic education. Assessment. Spiral theory |
Palavras-chave: | Educação Musical Educação Básica Avaliação Teoria Espiral |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5803 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
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