Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5795
Tipo: Dissertação
Título: Vivências e desafios de professoras readaptadas na cidade de Corumbá
Autor(es): Zenaide Valéria Leite Olarte
Primeiro orientador: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as vivências de professores do ensino fundamental I, pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Corumbá/MS, readaptadas de função em razão do afastamento do exercício da docência por adoecimento e como objetivos específicos caracterizar a política municipal vigente sobre a readaptação docente; identificar as vivências de prazer (sublimação) e sofrimento patogênico (adoecimento, mal-estar e estratégias coletivas) relativas às novas funções na readaptação, levando em conta a organização do trabalho, as condições laborais e as relações sociais. É um estudo de natureza qualitativa e de cunho exploratório, cujo aporte teórico baseia-se na teoria da Psicodinâmica do Trabalho, proposta por Christophe Dejours, a qual objetiva compreender os aspectos psíquicos e subjetivos mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho, estudando os aspectos visíveis e invisíveis que se desenvolvem e se estabelecem a partir das situações de labor. Participaram da pesquisa cinco professoras readaptadas, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020, lotadas na área urbana de Corumbá/MS. Para mapear este estudo foram utilizados como instrumentos: o Inventário de Riscos, o Sofrimento Patogênico no Trabalho e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram avaliadas em seu conteúdo, sendo tal apreciação inspirada na Análise dos Núcleos de Sentido (ANS) propostos por Mendes (2007). Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar de a readaptação ser instituída no município de Corumbá/MS, a maneira como vem sendo efetivada não ameniza o sofrimento dos docentes, mas reitera sentimentos de rejeição, insegurança, preconceitos e violências nas professoras adoecidas. A falta de reconhecimento por parte da organização do trabalho agrava o quadro patogênico por não possibilitar a ressignificação do sofrimento.
Abstract: This research has the general objective of understanding the experiences of elementary school teachers I, belonging to the Municipal Education Network of Corumbá/MS, readapted from their role due to removal from teaching due to illness and, as specific objectives, to characterize the current municipal policy on the teacher readaptation; identify the experiences of pleasure (sublimation) and pathogenic suffering (illness, malaise and collective strategies) related to the new functions in readaptation, taking into account the organization of work, working conditions and social relations. It's a qualitative and exploratory study, whose theoretical contribution isbased on the theory of Psychodynamics of Work, proposed by Christophe Dejours, which aims to understand the psychic and subjective aspects mobilized from the relations and organization of work, studying the visible and invisible aspects that are developed and established from work situations. Five readapted teachers participated in the research, from January 2018 to December 2020, working in the urban area of Corumbá/MS. To map this study, the following instruments we’re used: the Inventory of Risks and Pathogenic Suffering at Work and semi-structured interviews. The analysis of the interviews was submitted to the Analysis of the Nuclei of Sense (ANS) proposed by Mendes (2007). The results of the research revealed that despite the readaptation being instituted 31 years ago in Corumbá/MS, in the way it has been carried out, instead of easing the suffering of the teachers, this institute manifests a feeling of rejection, insecurity, prejudice and violence in the sick teachers. . The meaning at work comes with recognition and depends on the organization where they are inserted and the activities they develop, as the lack of recognition aggravates the pathogenic condition of these professionals. Therefore, it is necessary to implement public policies that allow a readaptation without prejudice and exclusion, capable of promoting the redefinition of the suffering of the readapted professionals.
Palavras-chave: educação
vivências
desafios
readaptação docente
psicodinâmica do trabalho.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5795
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ZENAIDE VALERIA LEITE OLARTE.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.