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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5742
Tipo: | Dissertação |
Título: | AUTOLESÃO DELIBERADA EM ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES |
Autor(es): | Adriana Rosa da Silva Rodrigues |
Primeiro orientador: | Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda |
Resumo: | Profissionais que trabalham no ambiente escolar têm percebido um aumento da procura de ajuda por adolescentes com comportamentos de autolesão deliberada. O contexto escolar é considerado um espaço apropriado para o desenvolvimento de práticas saudáveis de saúde e promoção do bem-estar dos estudantes. Assim, a equipe multidisciplinar, dentro do ambiente escolar, na convivência diária com estudantes adolescentes, auxilia na identificação precoce de alterações na saúde mental, no acesso aos familiares, na diminuição do estigma em relação à procura e assistência pelos serviços de saúde, com baixo custo de deslocamentos. O objetivo da pesquisa foi analisar a experiência de equipes multidisciplinares de acompanhamento pedagógico, psicossocial e de saúde no contexto escolar, em relação ao comportamento de autolesão deliberada em adolescentes. Estudo de natureza qualitativa, realizado em cinco campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. A amostra foi intencional e participaram 29 profissionais pertencentes às cinco equipes multiprofissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal com cada equipe de cada campus. Os dados foram transcritos e a análise subsidiada pela análise de conteúdo, modalidade temática, da qual emergiram três categorias: A autolesão deliberada no contexto educacional; A equipe multiprofissional e a organização do cuidado; A escola, a intersetorialidade e as políticas públicas relacionadas à Saúde Mental. Os resultados indicaram que a ciência e identificação dos casos ocorrem de maneira indireta, por meio dos pares ou familiares dos adolescentes, e por professores, assistentes de alunos e outros profissionais, que identificam alterações de comportamentos, comportamentos sugestivos ou mesmos as lesões. Outra maneira de identificação dos casos é quando eles ocorrem dentro da própria instituição. Alguns ambientes e atividades na estrutura da escola permitem a aproximação dos estudantes com os profissionais escolares, entretanto, a instituição escolar não tem recursos de infraestrutura e humanos adequados para os atendimentos. Reforça-se a importância da existência de uma equipe multidisciplinar no contexto escolar para a assistência ao comportamento de autolesão deliberada. Porém, há fragilidade no trabalho integrado e interdisciplinar da equipe, assim como no encaminhamento dos casos para a rede de atenção à saúde, devido à alta demanda e capacidade de atendimento e acompanhamento da rede. Há a necessidade de envolvimento, também, dos professores e da gestão. Indicou-se a importância da capacitação e educação permanente sobre o tema, das articulações da escola com outros setores educacionais, de saúde e de assistência social. Além do fortalecimento e implementação efetiva de políticas institucionais e de saúde pública para o atendimento de casos de autolesão deliberada, assim como de ações de promoção e prevenção em saúde mental dessa população. Com essa investigação foi possível concluir que a presença da equipe multiprofissional no ambiente escolar contribui para a identificação e desenvolvimento de ações visando a promoção da saúde mental de adolescentes no ambiente escolar. |
Abstract: | School environment working professionals have been noticing an increase of adolescent students with deliberate self-harm behavior seeking for help. School context is considered a suitable space to the development of good health practices and promoting student’s well-being. Then, the multidisciplinary team within the framework of the school environment with daily bases contact with adolescent students helps in the early identification of any mental health issue, in the access to families, in reducing the stigma related to the search for health care services and in reducing costs. In this sense, this scientific research aims at analyzing the experiences of the pedagogical follow-up, psychosocial and health monitoring multidisciplinary teams within school context, regarding deliberate self-harm behavior in adolescent students. Study of qualitative nature, it took place in five different campuses of the Federal Institute of Mato Grosso do Sul. The sample was intentional and data collection was carried out through a focus group. The study had the participation of 29 professionals, who are permanent members of the five multidisciplinary team. Data were transcribed and the analysis was supported by Content Analysis, Thematic Model, which gave rise to three categories: the behavior of Deliberate Self-Harm within the educational context; the multidisciplinary team and the care organization; the school, the intersectionality and public policies related to Mental Health. The results indicated that awareness and identification of cases occur indirectly, by peers or Adolescent family members, as well as by teachers, student assistants and other professionals, who identify behavioral changes, suggestive behaviors or even injuries. Another way to identify cases is when they occur within the institution itself. Some environments and activities held in the school facilities allow students to approach school professionals, however, the school does not have suitable infrastructure and human resources for assistance. It reinforces the importance of having a multidisciplinary team in the school context to proper assist deliberate self-injury behavior. However, there is weakness in the integrated and interdisciplinary work of the team, as well as in the referral of cases to the health care network, due to the high demand and the capacity of assistance and follow-up care of the network. There is also a need for engagement of teachers and school administration. The importance of training and permanent education on the subject, of the school's articulations with other educational, health and social assistance sectors was indicated. In addition to the strengthening and effective implementation of institutional and public health policies to deal with cases of deliberate self-harm, as well as promotion and prevention actions for mental health of this population. With this investigation, it was possible to conclude that the presence of the multidisciplinary team within the school environment contributes to early identification as well as to the development of actions aimed at promoting mental health for adolescent students in the school environment. |
Palavras-chave: | Serviços de Saúde Escolar. Saúde Mental. Enfermagem. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5742 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
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