Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5695
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MARKETING ESPORTIVO: panorama dos investimentos das grandes marcas em um clube de futebol da primeira divisão do Brasil
Autor(es): Ribeiro, Lucas Agostini
Primeiro orientador: Dockhorn, Marcelo da Silva Mello
Resumo: O desenvolvimento deste estudo visou analisar quais foram as mudanças causadas no clube analisado após o investimento de grandes marcas e empresas. Para isso, foram utilizados os demonstrativos financeiros e orçamentos disponibilizados pelo clube no portal da transparência e Federação de Futebol. Dessa forma, foi possível identificar uma relação entre os investimentos e a melhora do clube tanto no âmbito esportivo, como no financeiro. Uma vez que com capital disponível após esses investimentos, o clube pode investir em elencos competitivos que consequentemente geram lucros para a equipe. Além disso, com a profissionalização da gestão, os clubes passam a ver cada vez mais seu nome como uma marca, trazendo produtos que não servem apenas para criar uma identidade com os torcedores mas também servem como uma fonte de lucro para a equipe.
Abstract: O desenvolvimento deste estudo visou analisar quais foram as mudanças causadas no clube analisado após o investimento de grandes marcas e empresas. Para isso, foram utilizados os demonstrativos financeiros e orçamentos disponibilizados pelo clube no portal da transparência e Federação de Futebol. Dessa forma, foi possível identificar uma relação entre os investimentos e a melhora do clube tanto no âmbito esportivo, como no financeiro. Uma vez que com capital disponível após esses investimentos, o clube pode investir em elencos competitivos que consequentemente geram lucros para a equipe. Além disso, com a profissionalização da gestão, os clubes passam a ver cada vez mais seu nome como uma marca, trazendo produtos que não servem apenas para criar uma identidade com os torcedores mas também servem como uma fonte de lucro para a equipe.
Palavras-chave: marketing esportivo
clube empresa
investimentos
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5695
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS AGOSTINI RIBEIRO[745].pdf419,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons