Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Lucas Agostini-
dc.date.accessioned2023-03-17T19:54:29Z-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5695-
dc.description.abstractO desenvolvimento deste estudo visou analisar quais foram as mudanças causadas no clube analisado após o investimento de grandes marcas e empresas. Para isso, foram utilizados os demonstrativos financeiros e orçamentos disponibilizados pelo clube no portal da transparência e Federação de Futebol. Dessa forma, foi possível identificar uma relação entre os investimentos e a melhora do clube tanto no âmbito esportivo, como no financeiro. Uma vez que com capital disponível após esses investimentos, o clube pode investir em elencos competitivos que consequentemente geram lucros para a equipe. Além disso, com a profissionalização da gestão, os clubes passam a ver cada vez mais seu nome como uma marca, trazendo produtos que não servem apenas para criar uma identidade com os torcedores mas também servem como uma fonte de lucro para a equipe.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmarketing esportivopt_BR
dc.subjectclube empresapt_BR
dc.subjectinvestimentospt_BR
dc.titleMARKETING ESPORTIVO: panorama dos investimentos das grandes marcas em um clube de futebol da primeira divisão do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dockhorn, Marcelo da Silva Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/000000000000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/000000000000000000pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento deste estudo visou analisar quais foram as mudanças causadas no clube analisado após o investimento de grandes marcas e empresas. Para isso, foram utilizados os demonstrativos financeiros e orçamentos disponibilizados pelo clube no portal da transparência e Federação de Futebol. Dessa forma, foi possível identificar uma relação entre os investimentos e a melhora do clube tanto no âmbito esportivo, como no financeiro. Uma vez que com capital disponível após esses investimentos, o clube pode investir em elencos competitivos que consequentemente geram lucros para a equipe. Além disso, com a profissionalização da gestão, os clubes passam a ver cada vez mais seu nome como uma marca, trazendo produtos que não servem apenas para criar uma identidade com os torcedores mas também servem como uma fonte de lucro para a equipe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNVpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS AGOSTINI RIBEIRO[745].pdf419,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons