Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5673
Tipo: | Livro |
Título: | Educação Social no Brasil: avaliação |
Autor(es): | Souza, Cléia Renata Teixeira Müller, Verônica Regina |
Resumo: | Este livro trata da avaliação em Educação Social, motivada pela convicção de que é necessária a detecção das consequências da Educação Social em diferentes âmbitos da sociedade. Tem por objetivo apresentar indicadores para a avaliação da Educação Social em contextos educativos diversos, com o intuito de contribuir para o seu fortalecimento como uma área da educação a ser formalizada e assumida pelas políticas públicas brasileiras. Com a intenção de atingir o escopo central, elencamos os seguintes objetivos específicos: conhecer e discutir a Educação Social e a avaliação em diferentes contextos; categorizar e significar os resultados obtidos nos registros das entrevistas e rodas da conversa; detectar conteúdos nos registros de campo e analisar seus fundamentos para a construção de indicadores da avaliação em Educação Social. O referencial teórico-metodológico que nos orienta ancora-se fundamentalmente em Boaventura Sousa Santos (2009), com a sua epistemologia do sul e em Paulo Freire (1996), com a educação popular. Convocamos, ainda, a discussão sobre a Educação Social propriamente dita com autores como Nuñez (1999), e Müller e Rodrigues (2002), e a avaliação qualitativa no Brasil com Demo (1987), Saul (1988), Hoffman (1991), e Luckesi (1995), além de considerarmos o discurso de outros contextos para referenciar a avaliação em Educação Social: Úcar (2014), Morales (2009), Camors (2012), Berndorfer (2014), e Sow (2015). O conhecimento de campo adveio das experiências e opiniões apresentadas pelos sujeitos da pesquisa por meio de entrevistas e roda da conversa. Logramos, como resultado da pesquisa, a construção de nove indicadores orientadores para a avaliação em Educação Social para contextos educativos diversos, com a sugestão de perguntas orientadoras e uma ficha suleadora. Sugerimos uma síntese de diretrizes para a avaliação em Educação Social e enfatizamos que o registro das atividades deve ser valorizado. Destacamos que a criança e o adolescente devem avaliar brincando. O tema da avaliação em Educação Social como reflexo das experiências deu origem à construção de uma metáfora, concretizada na figura do ‗caleidoscópio‘, que condensa a totalidade de nossa compreensão e pode vir a se constituir em um brinquedo avaliativo no futuro. Buscamos, com este trabalho, contribuir para a produção do conhecimento na área da Educação Social, inaugurar no Brasil a pesquisa em avaliação na área e influenciar no desenvolvimento de uma cultura de avaliação sistematizada em Educação Social. |
Abstract: | The book is about assessment in Social Education, motivated by the conviction that it is necessary to detect the consequences of Social Education in different areas of society. It aims to introduce indicators for the assessment in Social Education in several educational contexts, in order to contribute to its strengthening as a field of education to be formalized and dealt with by the Brazilian public policies. With the intention of reaching the central scope, we include the following specific objectives: to discuss Social Education and assessment in different contexts; to categorize and to attribute meaning to the results obtained in the interviews and conversation circles; to detect the contents in the field records; and to analyze their bases for the construction of assessment indicators in Social Education. The theoretical and methodological framework that guides our studies is primarily anchored in Boaventura Sousa Santos (2009), with his southern epistemology and in Paulo Freire (1996), with popular education. We base our discussion about: Social Education in Nuñez (1999) and Müller & Rodrigues (2002); qualitative assessment in Brazil in Demo (1987), Saul (1988), Hoffman (1991), and Luckesi (1995); and other contexts regarding assessment in Social Education in Úcar (2014), Morales (2009), Camors (2012), Berndorfer (2014), and Sow (2015). The field knowledge came from experiences and opinions presented by the research subjects, by means of interviews and conversation circles. As a result of the research, we managed to construct nine guiding indicators for assessment in Social Education for various educational contexts, with the suggestion of guiding questions and a specific file. We suggest a summary of guidelines for the assessment in Social Education and we emphasize that the record of activities should be valued. We highlight that children and adolescents must assess while playing. The theme of assessment in Social Education as a reflection of experiences gave rise to the construction of a metaphor, a 'kaleidoscope', which condenses the totality of our understanding, and that may become an assessment toy in the future. We seek, with the research, to contribute to the production of knowledge in the field of Social Education, to inaugurate the research on assessment in the area in Brazil and to influence the development of a culture of systematic assessment in Social Education. |
Palavras-chave: | Educação Educação Social Avaliação |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | DOI: 10.52139/livrologia 9786586218459 |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5673 |
Data do documento: | 17-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | CPNV - Livros e capítulos de livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação Social no Brasil - Avaliação.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.