Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5650
Tipo: Dissertação
Título: CEMITÉRIO DOS HERÓIS: conflitos entre o patrimônio cultural, apropriações e a educação patrimonial
Autor(es): Renata Cordeiro Peguin
Primeiro orientador: Patricia Zaczuk Bassinello
Resumo: Considerando os conflitos e tensões da herança moderno-colonial existentes na história e nas práticas de preservação patrimoniais brasileira, o objetivo desse estudo é analisar como o patrimônio Cemitério dos Heróis, situado em Jardim, Mato Grosso do Sul, é reconhecido, apropriado, e ressignificado pelos atores locais. O percurso metodológico se deu na interpretação das diferentes linguagens e apropriações sobre o cemitério. Para tanto, sob um olhar da paisagem cultural e da educação patrimonial decolonial, realizamos a análise de atas oficiais acerca do tombamento, entrevistas com o poder público, questionário semiestruturado para a comunidade local e professores da rede estadual do município. Os resultados demonstraram que o percurso de patrimonialização do espaço reproduziu o modelo epistêmico eurocêntrico, e que dado isso, o sentimento de pertencimento da comunidade para com o patrimônio, não se faz presente. Além disso, concluímos que, atualmente, o espaço é reconhecido pela sua relevância histórica, no entanto, não é apropriado e nem ressignificado pelos atores locais, o que comprova a teoria de que “conhecer para preservar” não é um único suporte para a efetividade dos bens na relação entre sujeito e patrimônio, sendo, portanto, proposto a adoção de uma educação patrimonial decolonial que considere a alteridade e a ecologia dos saberes na formação e construção de patrimônios contra hegemônicos. Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Cemitério dos Heróis; Decolonialismo; Educação Patrimonial; Estudos Culturais.
Abstract: Considering the conflicts and strengths of the modern-colonial heritage existing in the history and practices of Brazilian heritage preservation, the objective of this study is to analyze how the Cemitério dos Heróis heritage, located in Jardim, Mato Grosso do Sul, is recognized, appropriated, and resignified by local actors. The methodological course took place in the interpretation of the different languages and appropriations about the cemetery. To do so, from a perspective of the cultural landscape and decolonial heritage education, we carried out the analysis of official minutes about the listing, interviews with public authorities, semi-structured interaction for the local community and teachers from the state network of the municipality. The results disappointed that the path of patrimonialization of the space reproduced the Eurocentric epistemic model, and that given that, the feeling of belonging of the community towards the heritage, is not present. In addition, we conclude that, currently, the space is recognized for its historical tradition, however, it is not appropriated or resignified by local actors, which proves the theory that "knowing to preserve" is not a single support for the tribe of goods in the relationship between subject and heritage, therefore, the adoption of a decolonial heritage education that considers the otherness and ecology of knowledge in the formation and construction of counter-hegemonic heritage is proposed. Keywords: Cultural Heritage; Cemetery of Heroes; Decolonialism; Heritage Education; Cultural Studies.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural
Cemitério dos Heróis
Decolonialismo
Educação Patrimonial
Estudos Culturais
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5650
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertação final - renata cordeiro peguin.pdf235 BAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.