Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNayla Marcatto da Costa-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:13:30Z-
dc.date.available2023-02-28T18:13:30Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5644-
dc.description.abstractIn the current context of Brazilian education, we see how political and motivated issues are the initial training of teachers. We noticed that the National Curriculum Guidelines (DCN) protect a setback as a consequence of the approval of Resolution n. 02/2019, as they are based on theories that favor the skills and abilities contained in the National Common Curricular Base (BNCC), rather than theories that focus on the development of the teachers' conceptual thinking. Thus, we have the following problems: What are the BNC-training instructions for teacher training, from a critical perspective. The main objective is to analyze the DCN of 2015 and 2019 to understand how they condition teacher training. This research was carried out based on dialectical historical materialism. The main references used are Vygotsky (1930, 1995, 2001, 2010, 2018), Leontiev (1978, 2004), Marx (2004, 2013), Saviani (1996, 1999, 2009, 2011, 2019), Libâneo (2005). The method used was Bibliographic and Documentary Research, with an ontological approach. The analysis is based on the theoretical critique of the guideline concepts in comparison with the theoretical analysis in the critical perspective. We understand in a theoretical-critical way how English for the initial training of teachers, from the concepts Education, School Education, Curriculum, Praxis/Practice, Training and Teaching Work and Competence, found in the documents already mentioned and in the studies of critical approach. The main result refers to the analysis that the DCN of 2019 present a setback due to the focus on preparing the student for the job market, through the competences imposed on teacher training based on the BNC-Training, disregarding human training of the individual from the perspective of the Historical-Cultural Theory.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores-
dc.subjectBNC-Formação-
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural.-
dc.titleAS IMPLICAÇÕES DA BNC-FORMAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA CRÍTICA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Armando Marino Filho-
dc.description.resumoNo contexto atual da educação brasileira verificamos como questões políticas e econômicas afetam a formação inicial de professores. Percebemos que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) sofreram um retrocesso como consequência da aprovação da Resolução n. 02/2019, pois se fundamentam em teorias que privilegiam as competências e habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao invés de teorias que primam pelo desenvolvimento do pensamento conceitual dos docentes. Assim, temos como problemática: Quais são as implicações da BNC-formação para a formação de professores, a partir da perspectiva crítica? O objetivo principal é analisar as DCN de 2015 e 2019 para compreender como condicionam a formação de professores. Essa pesquisa foi realizada com fundamento no materialismo histórico-dialético. Os principais referenciais utilizados são Vigotski (1930, 1995, 2001, 2010, 2018), Leontiev (1978, 2004), Marx (2004, 2013), Saviani (1996, 1999, 2009, 2011, 2019), Libâneo (2005). O método utilizado foi a Pesquisa Bibliográfica e Documental, de abordagem ontológica. A análise se fundamentou na crítica teórica dos conceitos das diretrizes em comparação com a análise teórica na perspectiva crítica. Compreendemos de forma teórico-crítica as implicações para a formação inicial dos professores, a partir dos conceitos Educação, Educação Escolar, Currículo, Práxis/Prática, Formação e Trabalho Docente e Competência, encontrados nos documentos já citados e nos estudos de abordagem crítica. O principal resultado refere-se à análise de que as DCN de 2019 apresentam retrocesso devido o foco no preparo do estudante para o mercado de trabalho, por meio das competências impostas diante da formação de professores com base na BNC-Formação, desconsiderando a formação humana do indivíduo na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
COSTA, N.M. AS IMPLICAÇÕES DA BNC-FORMAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE... 2023.pdf968,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.