Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5635
Tipo: Livro
Título: A educação secundária em Campo Grande-MS: retratos em fontes da historiografia regional e memorialística (1920-1960)
Autor(es): Britez, Adriana Espindola
Resumo: Este livro apresenta um estudo sobre a representação da educação secundária em Campo Grande no período de 1920 a 1960. Tem como finalidade contribuir com a composição da historiografia regional, ao abordar sobre o desenvolvimento educacional e social da cidade, no período anterior a divisão de Mato Grosso. Perscruta-se fontes memorialística, compostas por fontes autobiográficas e biográficas, as representações transmitidas pelos agentes sociais (alunos e professores) que vivenciaram o processo educacional na/da Educação Secundária. Com o entendimento que as fontes memorialísticas são registros de memórias, utilizam-se na composição das abordagens estudos historiográficos produzidos no campo da educação, bem como, revistas, jornais e documentos oficiais do período. A obra expõe uma leitura histórica da educação secundária, apresentando sua origem, desenvolvimento e papel social dentro do contexto brasileiro até a década de 1960 e no desenvolvimento educacional e social das cidades urbanizadas. Em seguida, apresenta os estudos da historiografia regional na composição do quadro de análise tendo como base empírica produções memorialísticas, compostas por fontes autobiográficas e biográficas. As instituições secundárias contribuíram para a constituição da história social e educacional da cidade e Mato Grosso do Sul.
Abstract: This book presents a study on the representation of secondary education in Campo Grande in the period from 1920 to 1960. Its purpose is to contribute to the composition of the regional historiography, by approaching the educational and social development of the city, in the period prior to the division of Mato Grosso. Thick. Memorialistic sources are scrutinized, composed of autobiographical and biographical sources, the representations transmitted by social agents (students and teachers) who experienced the educational process in/of Secondary Education. With the understanding that memorialistic sources are records of memories, historiographical studies produced in the field of education, as well as magazines, newspapers and official documents of the period, are used in the composition of the approaches. The work exposes a historical reading of secondary education, presenting its origin, development and social role within the Brazilian context until the 1960s and in the educational and social development of urbanized cities. Then, it presents studies of regional historiography in the composition of the framework of analysis based on empirical memorialistic productions, composed of autobiographical and biographical sources. Secondary institutions contributed to the constitution of the social and educational history of the city and Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Ensino Secundário
Ensino Médio
Educação
Historiografia
Educação em Mato Grosso do Sul
Ensino
Historiografia Regional
Memorialística
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Ensino em Campo Grande
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5635
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_EDUCAÇÃO_SECUNDÁRIA_EM_CAMPO_GRANDE.pdf4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons