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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5634
Tipo: | Dissertação |
Título: | CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ROTEIROS PARA TREINAMENTO DE HABILIDADES A CUIDADORES DE PACIENTES EM USO DE TERAPIA DE NUTRIÇÃO ENTERAL NA DESOSPITALIZAÇÃO |
Autor(es): | Elton Santo Barboza |
Primeiro orientador: | Guilherme Oliveira de Arruda |
Resumo: | A política de segurança do paciente requer um conjunto de medidas dos envolvidos neste processo, entre profissionais, pacientes, familiares e seus cuidadores, um ambiente de aprendizagem seguro, colaborativo e encorajador no planejamento e execução do cuidado, com vistas ao aperfeiçoamento da assistência prestada pelos cuidadores em relação aos dispositivos para Nutrição Enteral (NE). As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) demandam estratégias de educação, ensino, capacitação, formação de cuidadores no processo de desospitalização, e a Simulação Clínica pode colaborar com esse processo. Nesse contexto, os cuidadores de pacientes em uso de Terapia de Nutrição Enteral (TNE) estão envolvidos. O Treinamento de Habilidades (TH) mostra-se como uma importante ferramenta ao aprendizado e otimiza a segurança do paciente, mediante a educação, avaliação, pesquisa e integração do aprendiz com o sistema de saúde. Para tanto, com esta investigação, objetiva-se construir e validar os conteúdos de dois roteiros para TH, baseados em Simulação Clínica aos cuidadores de pacientes com condições crônicas em uso de TNE, no processo de desospitalização. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido no Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário Maria Aparecida Predrossian, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, após aprovação ética sob CAAE nº. 53934521.7.0000.0021 e parecer nº. 5.185.577. A pesquisa foi realizada em três etapas: a primeira etapa concentrou-se sobre os procedimentos teóricos, revisão narrativa da literatura, e a participação de juízes especialistas locais e online na construção dos roteiros; a segunda etapa envolveu os procedimentos empíricos, com a participação de juízes especialistas online na validação dos roteiros; e a terceira etapa refere-se aos procedimentos analíticos, análise estatística dos dados que confirmam a validade do conteúdo. Adotou-se como referencial teórico para a estruturação do TH o Modelo da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O referencial metodológico para validação do conteúdo foi o modelo psicométrico de Pasquali. Os roteiros, direcionados para o TH de cuidadores sobre uso de sonda nasoenteral e de gastrostomia em TNE, foram construídos e validados entre os meses de janeiro e setembro de 2022, por meio de um comitê de juízes composto por especialistas locais e externos, com experiência nas áreas de NE e Simulação Clínica. A seleção dos juízes seguiu os critérios estabelecidos por Fehring e procedeu-se a duas rodadas de apreciação por meio da técnica Delphi na busca pelo índice de concordância de, no mínimo, 80%, para garantir a validação do material. Os roteiros para TH sobre cuidados em TNE com sonda nasoenteral e gastrostomia alcançaram Coeficiente de Validação de Conteúdo de 0,997 e 0,998, respectivamente. Os Índices de Concordância das categorias avaliadas foram de 100% para os dois roteiros e seus checklists na segunda rodada, e a análise de consistência interna verificou os respectivos valores de α de Cronbach de 0,94 e de 1,00. Conclui-se que os conteúdos dos instrumentos elaborados alcançaram validade para o TH de cuidadores na promoção da desospitalização de pacientes em uso de NE. A validação dos referidos roteiros denota a necessidade de estudos para confirmação da validade clínica e investigação dos efeitos da aplicação deles sobre profissionais, pacientes e cuidadores. |
Abstract: | The patient safety policy requires a set of measures from those involved in this process, among professionals, patients, family members and their caregivers, a safe, collaborative and encouraging learning environment in the planning and execution of care, seeking to improving the assistance provided by caregivers in relation to devices for Enteral Nutrition (EN). Chronic Non-Communicable Diseases (NCDs) require strategies for education, teaching, training, and training of caregivers in the process of dehospitalization, and clinical simulation can collaborate with this process. In this context, caregivers of patients using Enteral Nutrition Therapy (ENT) are involved. Skills Training (ST) is an important tool for learning and it optimizes patient safety through education, evaluation, research and integration of the learner with the health system. Therefore, with this investigation, the objective is to build and validate the contents of two scripts for ST, based on clinical simulation to caregivers of patients with chronic conditions using ENT in the process of dehospitalization. This is a methodological study, developed in the Laboratório de Habilidades do Hospital Universitário Maria Aparecida Predrossian, in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, after ethical approval under CAAE no. 53934521.7.0000.0021 and ruling no. 5.185.577. The research was conducted in three stages: the first stage focused on theoretical procedures, narrative literature review, and the participation of local and online expert judges in the construction of the scripts; the second stage involved the empirical procedures, with the participation of online expert judges in the validation of the scripts; and the third stage refers to analytical procedures, statistical analysis of the data that confirm the validity of the content. Asubel's Meaningful Learning Theory was used as theoretical framework for the structuring of the Skills Training. The methodological framework for content validation was Pasquali's psychometric model. The scripts, directed to the ST of caregivers on the use of nasoenteral tube and gastrostomy in ENT were constructed and validated between the months of January and September 2022, through a committee of judges composed of local and external experts, with experience in the areas of EN and clinical simulation. The selection of judges followed the criteria established by Fehring and proceeded to two rounds of appreciation through the Delphi technique in the search for the agreement index of at least 80% to ensure the validation of the material. The scripts for ST on ENT care with nasoenteral tube and gastrostomy achieved content validation coefficients of 0.997 and 0.998, respectively. The agreement indexes of the evaluated categories were 100% for the two scripts and their checklists in the second round, and the internal consistency analysis verified the respective values of Cronbach's α of 0.94 and of 1.00. It can be concluded that the contents of the instruments developed achieved validity for the ST of caregivers in promoting the dehospitalization of patients using EN. The validation of these scripts indicates the need for studies to confirm the clinical validity and investigate the effects of their application on professionals, patients and caregivers. |
Palavras-chave: | Doença Crônica. Assistência Domiciliar. Cuidadores. Nutrição Enteral. Treinamento por Simulação. Enfermagem. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5634 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
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