Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5622
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A experiência- descoberta da Discalculia: uma narrativa (auto)biográfica. |
Título(s) alternativo(s): | The experience-discovery of Dyscalculia: an (auto)biographical narrative. |
Autor(es): | Ramires, Lara Fernanda Leonel |
Primeiro orientador: | Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Patrícia Sandalo |
Segundo membro da banca: | Silva, Carla Regina Mariano da |
Resumo: | Este trabalho conta a narrativa de uma pessoa discalcúlica e seus enfrentamentos na família, na escola, no serviço e na universidade estudando psicologia. Assim, o objetivo é compreender as implicações da Discalculia no processo de ensino e de aprendizagem da matemática a partir da pesquisa narrativa com com o uso de narrativas (auto)biográficas captadas por meio de áudio/ vídeo via Google Meet. Ademais, é uma pesquisa qualitativa que busca refletir sobre o processo de aceitação da Discalculia dentro da família, sobre o significado do laudo, as intercorrências e a luta de uma pessoa discalcúlica. Para tanto, tomamos como base discussões teóricas a respeito da Educação Inclusiva e da Neurodiversidade, além disso utiliza-se a análise de singularidade, como modo de análise da narrativa (auto)biográfica. Conclui-se que a Discalculia interfere no processo de ensino e de aprendizagem, depende da comunidade escolar como um todo dar suporte com a finalidade de evitar o assédio moral ou bullying presente no cotidiano escolar e promover a autoimagem e autoestima. Enfatiza-se a importância dos familiares compreenderem a realidade da pessoa com Discalculia que, mesmo após o laudo, há uma busca pelo cumprimento dos direitos e que, sem esse apoio familiar, as dificuldades são maiores emocionalmente. |
Abstract: | This work tells the narrative of a dyscalculus person and his confrontations in the family, at school, at the service and at the university studying psychology. Thus, the objective is to understand the implications of Dyscalculia in the process of teaching and learning mathematics from the narrative research with the use of (auto)biographical narratives captured through audio/video via Google Meet. Furthermore, it is a qualitative research that seeks to reflect on the process of acceptance of Dyscalculia within the family, on the meaning of the report, the complications and the struggle of a dyscalculic person. To do so, we take as a basis theoretical discussions about Inclusive Education and Neurodiversity, in addition to the analysis of uniqueness, as a way of analyzing the (auto)biographical narrative. It is concluded that Dyscalculia interferes in the teaching and learning process, it depends on the school community as a whole to provide support in order to avoid moral harassment or bullying present in everyday school life and to promote self-image and self-esteem. It emphasizes the importance of family members understanding the reality of the person with Dyscalculia that, even after the report, there is a search for the fulfillment of rights and that, without this family support, the difficulties are greater emotionally. |
Palavras-chave: | Narrativas (auto)biográfica. Educação Inclusiva. Neurodiversidade. (Auto)biographical narratives. Inclusive Education. Neurodiversity. |
CNPq: | Ensino; Educação. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INMA |
Citação: | ABNT |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5622 |
Data do documento: | 18-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Matemática - Licenciatura (INMA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Lara Fernanda Leonel Ramires.pdf | 610,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons