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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5595
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alimentos e a Química: Uma Abordagem Investigativa voltada para Estudantes Surdos |
Autor(es): | Miriã Francine dos Santos Codignola |
Primeiro orientador: | Daniele Correia |
Resumo: | O ensino de química voltado a estudantes surdos deve oportunizar vivências que motivem o interesse pela cultura científica e contribuam para a formação de cidadãos críticos e corresponsáveis por solucionarem problemas do cotidiano. Este trabalho teve como objetivo, analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a temática de alimentos e suas relações com o estudo introdutório de macronutrientes voltada a estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue. A pesquisa se deu no escopo da abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação participante, da gravação das aulas, das produções dos estudantes, dos questionários aplicados antes e após a SEI e da entrevista semiestruturada da tradutora intérprete da língua de sinais (TILS). Em cada etapa, buscou-se analisar as possibilidades de construção dos significados dos termos carboidratos, lipídios e proteínas a partir da temática de alimentos. Os resultados indicaram que a SEI possibilitou aos estudantes uma argumentação mais fundamentada e crítica, contribuindo para a identificação de macronutrientes nas refeições diárias e para a conscientização da importância de uma alimentação equilibrada em macronutrientes para o funcionamento do corpo, promovendo desenvolvimento intelectual e autonomia. Além disso, no contexto da sala de aula, o debate sobre a temática de alimentos e sua composição química, bem como a comunicação em uma perspectiva de ensino bilingue, mobilizaram processos de construção de conceitos científicos e promoveram maior envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades investigativas. Por fim, destacamos como resultado desta dissertação a produção do produto educacional intitulado “Uma sequência didática sobre carboidratos, lipídios e proteínas para estudantes surdos”, oferecendo aos professores de química que lecionam na educação básica um material complementar para aulas sobre introdução à composição química dos alimentos voltado a estudantes surdos. |
Abstract: | Chemistry teaching aimed at deaf students should provide opportunities for experiences that promote interest in scientific culture and contribute to the formation of critical citizens who are co-responsible for solving everyday problems. This work aimed to develop, implement, and evaluate an Investigative Teaching Sequence (SEI) on the theme of food and its relationships with the introductory study of macronutrients for deaf students in a bilingual perspective. This research was based on a qualitative and action-research approach. Research data were collected from participant observation, recording of classes, student productions, questionnaires applied before and after the SEI, and semi-structured interview by the Sign Language Interpreter Translator (TILS). At each stage, we sought to analyze the possibilities of constructing the meanings of the following terms: carbohydrates, lipids, and proteins – based on the theme of food. The results indicated that the SEI enabled students to have a more grounded and critical argument, contributing to identifying macronutrients in daily meals and raising awareness of the importance of a balanced diet in macronutrients for the functioning of the body, promoting intellectual development and autonomy. In addition, in the classroom context, the debate on the theme of food and its chemical composition and communication in a bilingual teaching perspective mobilized processes of developing scientific concepts and promoted greater engagement of students throughout the investigative activities. Finally, this dissertation resulted in the production of the educational product entitled “A didactic sequence on carbohydrates, lipids, and proteins for deaf students”, providing chemistry teachers who teach in elementary education with a complementary material for classes on introduction to chemical composition of food for deaf students. |
Palavras-chave: | xxxxx |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5595 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
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