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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MARKETPLACES: Uma análise do sistema de avaliação de empresas que atuam no Brasil
Autor(es): JULIÃO, VITÓRIA NOGUEIRA
Primeiro orientador: Resch, Sibelly
Resumo: Nos últimos anos, o e-commerce cresceu no Brasil e neste processo, observa-se a ampliação do número de empresas que atuam como marketplaces no país. Visando ampliar a confiança do consumidor, essas plataformas contam com processos de avaliação pelos consumidores e daí surge a pergunta que norteou o desenvolvimento deste estudo: Como se dá o processo de avaliação em marketplaces que operam no Brasil? Partindo dessa questão, delimitou-se como objetivo analisar os sistemas de avaliação (reputação e feedback) de quatro marketplaces que atuam no país. Para isso, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) compreender como é o processo de avaliação disponível nestas plataformas; e b) identificar características deste processo a partir da análise de avaliações dos consumidores. Para o alcance dos objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, com dados coletados a partir de pesquisa documental. Foram pesquisados os sistemas de avaliação e as interações dos consumidores de quatro marketplaces que atuam no Brasil: Shopee, Shein, Dafiti e Zattini. Os resultados do estudo fornecem implicações práticas para as empresas que atuam neste mercado, sendo as principais: importância do quadro de atributos para tornar o processo de avaliação mais objetivo; estabelecer um sistema de recompensa junto com outros elementos de gamificação pode contribuir para atração e fidelização dos consumidores na plataforma e estimular sua participação no processo de avaliação, entre outras. Os resultados reforçam a importância dos sistemas de reputação para os consumidores e indicam possibilidades de novas pesquisas que ampliem a compreensão sobre a influência dos sistemas de avaliação no processo de decisão do consumidor.
Abstract: Nos últimos anos, o e-commerce cresceu no Brasil e neste processo, observa-se a ampliação do número de empresas que atuam como marketplaces no país. Visando ampliar a confiança do consumidor, essas plataformas contam com processos de avaliação pelos consumidores e daí surge a pergunta que norteou o desenvolvimento deste estudo: Como se dá o processo de avaliação em marketplaces que operam no Brasil? Partindo dessa questão, delimitou-se como objetivo analisar os sistemas de avaliação (reputação e feedback) de quatro marketplaces que atuam no país. Para isso, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) compreender como é o processo de avaliação disponível nestas plataformas; e b) identificar características deste processo a partir da análise de avaliações dos consumidores. Para o alcance dos objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, com dados coletados a partir de pesquisa documental. Foram pesquisados os sistemas de avaliação e as interações dos consumidores de quatro marketplaces que atuam no Brasil: Shopee, Shein, Dafiti e Zattini. Os resultados do estudo fornecem implicações práticas para as empresas que atuam neste mercado, sendo as principais: importância do quadro de atributos para tornar o processo de avaliação mais objetivo; estabelecer um sistema de recompensa junto com outros elementos de gamificação pode contribuir para atração e fidelização dos consumidores na plataforma e estimular sua participação no processo de avaliação, entre outras. Os resultados reforçam a importância dos sistemas de reputação para os consumidores e indicam possibilidades de novas pesquisas que ampliem a compreensão sobre a influência dos sistemas de avaliação no processo de decisão do consumidor.
Palavras-chave: Marketplaces
Processo de compra
Sistema de Avaliação
Reputação
Confiança
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5540
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

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