Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/554
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa |
Título(s) alternativo(s): | From the history of school subjects to the history of school culture: a research trajectory |
Autor(es): | Pessanha, Eurize Caldas Daniel, Maria Emília Borges Menegazzo, Maria Adélia |
Abstract: | Este texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como "história das disciplinas escolares", conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade. ABSTRACT - This text is a reflection on the trajectory that a research group on "Teachers and School Subjects", from the Federal University of Mato Grosso do Sul, has been pursuing and on how it arrived at the study of history of school culture, starting from research into the history of school subjects. For this reflection we analyse presuppositions from the field of investigation known as "history of school subjects", according to Chervel, and concepts of culture and school culture, as posited by Williams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago and Escolano. We argue that research into the school culture of a determined school can lead to the reconstitution of the history of school culture in a specific city. |
Palavras-chave: | Cultura Escolar Currículos e Programas História da Educação |
Editor: | Revista Brasileira de Educação |
Citação: | PESSANHA, Eurize Caldas; DANIEL, Maria Emília Borges; MENEGAZZO, Maria Adélia. Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 27, dez. 2004 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000300005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000300005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000300005 |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/554 |
Data do documento: | 2004 |
Aparece nas coleções: | CCHS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Da historia das disciplinas.pdf | 103,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.