Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5526
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
Autor(es): Ortiz, Vanessa Mendes
Primeiro orientador: Pereira, Jaiane Aparecida
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.
Palavras-chave: Intolerância à lactose
Supermercados
Zero lactose
Consumidores
CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPNV
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5526
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Ortiz TCC.pdf941,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons