Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5506
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Você teve algum(a) professor(a) com deficiência na sua formação?" - Trajetórias de professoras surdas na docência da educação superior |
Autor(es): | TAMIRIS LOPES FERREIRA |
Primeiro orientador: | Alexandra Ayach Anache |
Resumo: | Nos últimos anos os Censos da Educação Superior têm apontado para uma escassez de docentes com deficiência atuantes nas universidades brasileiras. Somado a isso, também observamos uma carência de estudos a respeito da atuação e das condições de trabalho desses professores. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa, a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, compreender a trajetória de professoras universitárias surdas no que tange ao processo de inclusão na atividade docente. Para tanto, como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, desenvolvendo nossas investigações a partir da entrevista com duas professoras universitárias surdas. Na primeira seção, apresentamos os estudos coletados no levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na base de dados Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. A partir da leitura e análise dos achados verificamos que a bibliografia a respeito da temática é escassa, sendo construída à medida que acompanhamos um recente percurso de conquistas legais no campo das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Na segunda seção, apresentamos os aspectos históricos que tangem à educabilidade das pessoas com deficiência e, especificamente, a educabilidade das pessoas surdas e, em seguida, focamos na inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, tendo como ponto de partida o percurso legislativo. Nesta organização identificamos as contradições e marcas históricas que expõem a dialética da inclusão-exclusão das pessoas com deficiência em seu processo de escolarização e no acesso ao mundo do trabalho. Na terceira seção desse estudo, tivemos como objetivo abordar as contribuições da psicologia histórico-cultural na relação com nosso objeto de pesquisa, explanando sobre a defectologia vigotskiana e o processo de inclusão, tendo como foco a surdez e a deficiência auditiva; além de abordar brevemente conceito de vivência na psicologia histórico-cultural. Na quarta seção abordamos os procedimentos metodológicos do estudo em tela, apresentando os procedimentos adotados na realização da pesquisa empírica e etapa de análise e interpretação das entrevistas de Sol e Estrela, professoras universitárias surdas que residem na região centro-oeste de nosso país. Como resultados de nossa pesquisa verificamos que a ausência de professores com deficiência na formação universitária está relacionada a não oferta de condições concretas e caminhos possíveis para a sua humanização nos diferentes contextos sociais. Concluímos que nossa pesquisa, somando-se a outros estudos, pode contribuir com o campo científico no que diz respeito à produção de conhecimento sobre a deficiência e a surdez, oferecer subsídios para a atuação crítica de psicólogas(os) escolares no campo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e propiciar a organização de práticas mais inclusivas no contexto universitário, considerando todas as pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica. |
Abstract: | In recent years, Higher Education Censuses have pointed to a shortage of teachers with disabilities working in Brazilian universities. Added to this, we also observed a lack of studies regarding the performance and working conditions of these teachers. In this sense, we aimed with this research, from the perspective of Historical-Cultural Psychology, to understand the trajectory of deaf university professors with regard to the process of inclusion in the teaching activity. For that, as a methodology, we used bibliographical research and case study, developing our investigations from the interview with two deaf university professors. In the first section, we present the studies collected in the bibliographic survey carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the Redalyc database - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España and Portugal. From the reading and analysis of the findings, we found that the bibliography about the subject is scarce, being built as we follow a recent path of legal achievements in the field of public policies aimed at people with disabilities. In the second section, we present the historical aspects that relate to the educability of people with disabilities and, specifically the educability of deaf people, and then we focus on the insertion of people with disabilities in the job world, having as a starting point the legislative path. In this organization we identify the contradictions and historical marks that expose the dialectic of inclusion-exclusion of people with disabilities in their schooling process and access to the job world. In the third section of this study, we aimed to address the contributions of historical-cultural psychology in relation to our research object, explaining about Vygotskian defectology and the inclusion process, focusing on deafness and hearing impairment; in addition to briefly addressing the concept of experience in historical-cultural psychology. In the fourth section, we address the methodological procedures of the study on screen, presenting the procedures adopted in carrying out the empirical research and the stage of analysis and interpretation of the interviews with Sol and Estrela, deaf university professors who live in the Midwest region of our country. As a result of our research, we concluded that the absence of teachers with disabilities in university education is related to the lack of concrete conditions and possible paths for their humanization in different social contexts. We hope that our research can contribute to the scientific field with regard to the production of knowledge about disability and deafness, offer subsidies for the critical performance of school psychologists in the field of Special Education from the Perspective of Inclusive Education and promote the organization of more inclusive practices in the university context, considering all the people who are part of the academic community. |
Palavras-chave: | Professor Universitário, Educação Superior, Deficiência |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5506 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TamirisLopesFerreira_PPGPSICO2022.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.