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dc.creatorFÁBIO PALÁCIO BATISTA-
dc.date.accessioned2022-12-20T12:59:46Z-
dc.date.available2022-12-20T12:59:46Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5477-
dc.description.abstractWhen we talk about school inclusion, we usually think of students with sensory limitations. We hardly remember students with high abilities or giftedness who, according to data from the 2020 school census, are 23,506 enrolled in Brazil. Of these, 350 are enrolled in Mato Grosso do Sul. Specifically in Campo Grande/MS, 192 are enrolled. Thus, this master's research in Mathematics Education aims to understand what happens after the identification of the student with high abilities or overdotation with affinities in Mathematics in the classroom inclusion, in the practices involving Mathematics Education. To achieve our goal, we conducted a narrative research based on semi-structured interviews with students who attend or have attended the Mathematics - undergraduate course and the State Center for Multidisciplinary Care for High Abilities/Super ability, which is responsible for identifying and monitoring these students in their school and life trajectory. We also interviewed members of the pedagogical team of the Center. We adopted the convergence analysis for the treatment of the data produced. The results showed that the identification of high abilities or overgiftedness causes changes in the school life of these students, such as a change in the feeling of exclusion in the classroom, brings a better understanding of teachers regarding certain behaviors presented, and helps in the development of pedagogical strategies for inclusion of these students in the classroom.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolar. Público-alvo da Educação Especial. Formação Docente-
dc.titleCOMPREENSÕES SOBRE A VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO REFERENTES À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA .pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernanda Malinosky Coelho da Rosa-
dc.description.resumoQuando tratamos de inclusão escolar geralmente pensamos em alunos com limitações sensoriais. Dificilmente lembramos dos alunos com altas habilidades ou superdotação que, conforme dados do censo escolar de 2020, são 23.506 matriculados no Brasil. Destes, 350 estão matriculados no Mato Grosso do Sul. Especificamente em Campo Grande/MS, estão matriculados 192. Assim, esta pesquisa de mestrado em Educação Matemática tem como objetivo compreender o que acontece após a identificação do aluno com altas habilidades ou superdotação com afinidades em Matemática na inclusão em sala de aula, nas práticas que envolvem a Educação Matemática. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa narrativa a partir de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes que frequentam ou frequentaram o curso de Matemática - licenciatura e o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação, que é responsável pela identificação e acompanhamento destes alunos em sua trajetória escolar e de vida. Entrevistamos também integrantes da equipe pedagógica do referido Centro. Adotamos a análise de convergências para o tratamento dos dados produzidos. Os resultados encontrados mostraram que a identificação de altas habilidades ou superdotação causa mudanças na vida escolar desses alunos, como a mudança do sentimento de exclusão em sala, traz melhor compreensão dos professores a respeito de determinados comportamentos apresentados, e auxilia na elaboração de estratégias pedagógicas para inclusão destes alunos na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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