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Tipo: Dissertação
Título: Sistema de Apoio à Decisão Espacial Multicritério para Expansão da Distribuição de Gás Natural
Autor(es): Lacerda, Naylil Líria Baldin de
Primeiro orientador: Batista, Edson Antonio
Resumo: O mercado energético vem passando por transformações em função do aumento da demanda, disponibilidade de novas tecnologias e a pauta da transição energética. A versatilidade do gás natural o faz um competidor potencial perante a quase todos os demais combustíveis alternativos. Porém, a garantia de um investimento eficiente é um desafio dentro da cadeia do gás natural, pois depende de múltiplas variáveis do âmbito econômico, operacional e regulatório, e tem se tornado primordial socioeconomicamente, onde tal combustível é o pilar de sustentação de um ambiente prospero na desconjuntura de combustíveis fósseis. No Brasil, para o consumo do gás natural despontar, um preço competitivo é imprescindível ao consumidor final, o qual é reflexo de investimentos prudentes por parte de todos os elos da cadeia de valor, principalmente das distribuidoras de gás natural. Existem escassos trabalhos que têm o enfoque no planejamento das expansões de redes de distribuição de gás natural, principalmente no que tange a abrangência de múltiplos fatores. Com o propósito de atender a todos os interesses de stakeholders, apoiar e aprimorar o processo de tomada de decisão das companhias distribuidoras de gás natural, este trabalho apresenta um estudo de caso com a modelagem multicritério de um problema central de decisão, que é a determinação do portfólio de projetos de expansão e propõe o desenvolvimento de um Sistema de Decisão Multicritério integrado a informações geográficas. Para tal fim, utilizou-se a abordagem de modelagem Multicritério de Apoio a Decisão (Multicriteria Decision Making/Aid - MCDM/A) do método FITradeoff com a abordagem de portfólio de projetos, que considera a relação de custo-benefício de cada projeto potencial para a expansão, alinhado aos diversos objetivos estratégicos de uma companhia brasileira. Ao final do estudo, a padronização de um novo processo decisório foi desenhada a partir da integração entre as funções de MCDM/A e as funções geográficas de um Sistemas de Informação Geográfica (SIG), além da especificação da arquitetura de um Sistema de Apoio a Decisão Espacial Multicritério (MC-SDSS), que contribui para a estruturação, dinamicidade, sinergia e robustez na determinação na tomada de decisão da companhia distribuidora.
Abstract: The energy market is going through transformations due to increased demand, availability of technologies and a new energy transition agenda. The versatility of natural gas makes it a potential competitor to almost all other alternative fuels. However, ensuring an efficient investment is a challenge within the natural gas chain, as it depends on multiple variables in the economic, operational and regulatory spheres, and has become socioeconomically essential, where such fuel is the pillar of support for a prosperous environment. in the fossil fuel disjuncture. In Brazil, for the consumption of natural gas to emerge, a competitive price is essential for the final consumer, which reflects prudent investments by all players in the value chain, especially natural gas distributors. There are few works that focus on the planning of expansions of natural gas distribution networks, especially regarding the coverage of multiple factors. In order to meet all stakeholder interests, support and improve the decision-making process of natural gas distribution companies, this work presents a case study with multi-criteria modeling of a central decision problem, which is the determination of the portfolio of expansion projects and proposes the development of a Multicriteria Decision System integrated with geographic information. To this end, we used the Multicriteria Decision Making/Aid (MCDM/A) approach of the FITradeoff method with the project portfolio approach, which considers the cost-benefit ratio of each potential project for expansion, in line with the various strategic objectives of a Brazilian company. At the end of the study, the standardization of a new decision-making process was designed from the integration between the functions of MCDM/A and the geographic functions of a Geographic Information System (GIS), in addition to the specification of the architecture of a Support System for Multicriteria Spatial Decision (MC-SDSS), which contributes to the structuring, dynamics, synergy and robustness in determining the decision-making of the distribution company.
Palavras-chave: Mercado Energético
Gás Natural
Distribuição de Gás
Tomada de Decisão
Planejamento de Expansão
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5459
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica

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