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Tipo: Dissertação
Título: "Acolhimento Institucional e o Direito à Educação: Um mapeamento das produções científicas na Pós-Graduação em Educação (1996-2021)"
Autor(es): MAYARA DA SILVA PORFIRIO
Primeiro orientador: Monica de Carvalho Magalhaes Kassar
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de análise a relação entre a institucionalização de crianças e adolescentes em abrigos e o direito à Educação. Seu objetivo geral é conhecer o volume e as características das teses e dissertações produzidas sobre a relação acolhimento institucional e a escola em programas de pós-graduação em Educação. O objetivo geral foi orientado pelos seguintes objetivos específicos: compreender a história do direito da criança e do adolescente, levantar o perfil dos acolhidos de hoje no país, desenhar o panorama atual do acolhimento institucional e familiar em todo o país. Parte-se da hipótese de que o estudo dessa relação não é tema recorrente em programas de pós-graduação na Área da Educação. A pesquisa constitui-se como um estudo bibliométrico, em que também são buscados temas ressaltados nos trabalhos. Os dados foram coletados em Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado no escopo dos programas em Educação, entre os anos de 1996 e 2021 nos Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Também foram consultados sites oficiais dos órgãos responsáveis pela infância e a adolescência, como Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Sistema Nacional da Adoção – SNA e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para compreender a situação atual dessa população em situação de abrigamento. Verificou-se, através da análise bibliométrica das produções que a maior parte dos trabalhos são produzidos por mulheres, em instituições de ensino superior públicas, principalmente, na região sul do país. Conclui-se que, a partir do recorte temporal e considerando as limitações da amostra dessa pesquisa, ainda é incipiente a produção científica na Pós-Graduação em Educação acerca do tema, haja vista que foram encontradas apenas 141 pesquisas, sendo só 13 compatíveis com o objeto deste estudo, que convergem quanto às conclusões, apontando para a necessidade de sociedade civil e científica atuarem em conjunto a fim de garantirem visibilidade e a implementação de políticas amparadas pelos direitos já adquiridos. Palavras-chave: institucionalização; educação; produção científica.
Abstract: This dissertation has as its object of analysis the relationship between the institutionalization of children and adolescents and the right to Education. Its general objective is to investigate the volume and characteristics of these thesis and dissertations produced on the relationship between care institutions and school in post-graduate education programs in the field of Education. The hypothesis of the study is that the approach of this relationship is not a recurring theme in post-graduate programs in the Education Area. The research is constituted as a bibliometric study. Data were collected in Master's Dissertations and Doctoral Theses in the scope of Education programs, between 1996 and 2021 in the CAPES Theses and Dissertations Bank and in the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). Official websites of agencies responsible for childhood and adolescence were also consulted, such as the National Council of Justice - CNJ, National Adoption System - SNA and Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE to understand the current situation of this population in a shelter situation.
Palavras-chave: Acolhimento institucional
Educação Social
Escola
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5421
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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