Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Leandro Martins-
dc.creatorSouza, Bruno Camargo de-
dc.date.accessioned2022-12-02T15:15:36Z-
dc.date.available2022-12-02T15:15:36Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5417-
dc.description.abstractThis research addresses the perception of business students regarding professional registration. Since registration in the class council is a way for professionals to exercise their profession regularly, the objective of the research was to identify whether business students intend to exercise the profession of Administrator, identify whether they consider the professional registration important, and identify whether they intend to join to the Regional Board of Directors. Methodologically, it is descriptive research. As for its technical objective, it is classified as field research. From the data collected, it was defined that most students intend to exercise the administrator profession, consider registration with the CRA important, and wish to register with the agency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegistro Profissionalpt_BR
dc.subjectProfissão de Administradorpt_BR
dc.subjectConselho Regional de Administração-
dc.subjectConselho de Classe-
dc.subjectEstudantes de Administração-
dc.titleA percepção de estudantes do curso de Administração com relação ao registro no Conselho Regional de Administraçãopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of students of the management course in relation to registration with the regional board of administrationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schotten, Paulo César-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2053-7310pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7033150431706921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7033150431706921pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa aborda a percepção dos estudantes de administração com relação ao registro profissional. Visto que, o registro no conselho de classe é a forma do profissional exercer regularmente sua profissão, o objetivo da pesquisa foi identificar se os estudantes de administração pretendem exercerem a profissão de Administrador, identificar se consideram o registro profissional importante e identificar se pretendem filiar-se ao Conselho Regional de Administração. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva. Quanto ao seu objetivo técnico é classificada como pesquisa de campo. A partir dos dados coletados, verificou-se que, a maioria dos estudantes pretendem exercerem a profissão de Administrador, consideram o registro no CRA importante e desejam realizar o registro no órgão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.relation.referencesAPPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia Científica. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. 9788522122424. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122424/. Acesso em: 15 nov. 2021. BRASIL. DECRETO Nº 61.934, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1967. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico de Administração e a constituição ao Conselho Federal de Técnicos de Administração, de acordo com a Lei nº 4.769, de 9 de Setembro de 1965 e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d61934.htm. Acesso em: 17 out. 2021. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. Editora Manole, 1979. CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. São Paulo: Editora Manole, 2006. CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. O que é o Conselho. 2021. Disponível em: https://crams.org.br/transparencia-cfa/conselho regional/ Acesso em: 10 nov. 2021. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pe squisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021. GUIMARÃES, Adriano Paes. Desenvolvimento pessoal e gerenciamento das competências técnicas e comportamentais aplicado a formação da carreira profissional do administrador. 2021. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18104. Acesso em: 02 nov. 2021. LACOMBE, Francisco Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2016. 978-85-02-63450-3. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-02-63450-3. Acesso em: 12 out. 2021. LOZADA, Gisele; NUNES, Karina.da. S. Metodologia Científica. São Paulo: Grupo A, 2019. 9788595029576. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029576/. Acesso em: 15 nov. 2021. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2012. 9788522475872. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522475872/. Acesso em: 14 out. 2021. MIGUEL, Makeli Regina. Plano de Ações Para a Eficácia da Fiscalização do Conselho Regional De Administração De Santa Catarina–CRA/SC. Trabalho de conclusão de curso. (Monografia).2006. Curso de administração – Universidade do Vale do Itajaí – CE. 2006. NUNES, Roselene Tânia Finato. A importância do profissional administrador na gestão das pequenas empresas familiares. 2015. Disponível em: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/662. Acesso em 25 out. 2021 OLIVEIRA, Tiago Mendes; FIUZA, Pedro Rocha. Entrevista: A profissão do administrador. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, Número III Jan-jun 2011, Trabalho 06 Páginas 94-104. ISSN 2237-1664. Disponível em http://www.periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia. Acesso em 03 nov. 2021. RODRIGUES, Benjamim Franklin; DA SILVA OLIVEIRA, Simone. Os Papéis do Conselho Regional de Administração e de seu Presidente como Gestor Público: Estudo de Caso no Regional de Alagoas. Revista Valore, v. 5, p. 168-192, 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/764. Acesso em 03 nov. 2021pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.