Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOnitsuka, Enrica Mari Kitasato, Lucimaire Pardinho Ferreira, Silvane Aparecida Santos-
dc.date.accessioned2022-12-01T20:00:21Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5397-
dc.description.abstractThe present study aimed to verify the customer's perspective concerning some aspects of the marketing mix in the Nova Andradina trade. It is known that companies seek to satisfy their customers and, at the same time, differentiate themselves from competitors, trying not only to conquer them but to maintain a long-term relationship. From this point of view, marketing over the years has undergone numerous adjustments in its performance, which come from changes in the market and in world scenarios that constantly force a new interpretation and adaptation of marketing premises. Based on the results achieved, some points need to be reviewed or improved to increase satisfaction and the process of maintaining relationships with customers. There is dissatisfaction concerning the prices charged for the products and services offered, and dissatisfaction is evident when it comes to aspects related to service and the internal environment of organizations. The results serve as a basis for decision-making and it is up to those responsible for commerce to seek solutions and implement plans that will increase productivity, effectiveness, and satisfaction concerning purchasing actions and procedures, in search of a better relationship, with your customers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMix de marketing. perspectiva. clientespt_BR
dc.subjectmarketing mix. perspective. customerspt_BR
dc.titleMIX DE MARKETING: um estudo da perspectiva do cliente com relação ao comércio de Nova Andradina - MSpt_BR
dc.title.alternativeMARKETING MIX: a study of the customer's perspective regarding the trade in Nova Andradina - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SCHOTTEN, Paulo César-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2053-7310pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7033150431706921pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7033150431706921pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou verificar a perspectiva do cliente com relação ao aspecto do composto mercadológico no comércio de Nova Andradina. Sabe-se que as empresas buscam satisfazer seus clientes e, ao mesmo tempo se diferenciar dos concorrentes, tentando não apenas conquista-los, mas manter um relacionamento por longo prazo. Sob essa ótica, o marketing ao longo dos anos vem sofrendo inúmeros ajustes em sua atuação, que são provenientes das mudanças ocorridas no mercado e nos cenários mundiais que forçam a todo instante uma nova interpretação e adaptação das premissas mercadológicas. Tomando como base os resultados alcançados verificaram-se pontos que precisam ser revistos ou melhorados para aumentar a satisfação e o processo de manutenção de relações com os clientes. Percebe-se haver insatisfação no quesito relacionado aos preços cobrados pelos produtos e serviços oferecidos e é notório a insatisfação quando se diz respeito aos aspectos relacionados ao atendimento e quanto ao ambiente interno das organizações. Os resultados servem de base para tomada de decisão e cabe aos responsáveis pelo comércio a busca de soluções e/ou implantação de planos que venham a aumentar a produtividade, efetividade e satisfação em relação às ações e procedimentos de compra, em busca de um melhor relacionamento com seus clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPNApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.relation.referencesBOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing Contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. CERVO, Amado; BERVIAN, Pedro. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. CHURCHILL JR, Gilbert A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. CHURCHILL, Gilbert A Jr., J. Paul Peter. Marketing: criando valor para os clientes. Tradução Cecília Camargo Bartalotti e Cidd Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2005. CHURCHILL, Gilbert A.; PETTER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. COBRA, Marcus. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992 DIAS, Sergio Roberto; MACHLINE, Claude. Gestão de marketing. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus. 2001. ELIAS, J. J. Marketing: o modelo dos 4ps. In: SITE do Curso de Administração da FACECAP. [S.l.]. [2000]. Disponível em: http://adm.cneccapivari.br/?q=node/20. Acesso em: 5 ago 2022. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. HONORATO, G. Conhecendo o marketing. Barueri -SP: Manole, 2004. IBGE. Área Territorial Brasileira. 2021. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura territorial/15761-areas-dos-municipios.html?t=acesso-ao-produto&c=5006200>. Acesso em: 29 jul. 2022. IBGE. Estimativas da População. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?edicao=31451&t=resultados>. Acesso em: 29 jul. 2022. KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. KOTLER, P.; FOX, K. F. A. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed., São Paulo: Atlas, 1998. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Pretince Hall, 2012. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. p. 17. LAS CASAS, A. L. Marketing de Serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing. São Paulo: Atlas, 2015. LIMA, Miguel. Gestão de marketing. 8. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2014. MCCARTHY.E.J.,y PERREAULT.W.: Marketing. Ed. McGraw Hill.Madrid, 1997. PETER, J. P. JR, G. A. C. Marketing, Criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 626 p. PETER, J. Paul. Introdução ao marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788502205598. PMNA. Potencial de consumo de Nova Andradina é o que mais cresce em MS. Disponível em: https://www.pmna.ms.gov.br/noticias/geral/potencial-de-consumo-de-nova-andradina-e-o-que-mais-cresce-em-ms. Acesso em: 10 ago. 2022. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989. ROCHA, A. CHRISTENSEN, C., Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 284p. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SANDHUSEN, R. Marketing básico. São Paulo: Saraiva. 1998. STEVENS, R.E.et al. Planejamento de Marketing: guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001. VANZELLOTTI, Caroline Agne. Seu desejo é uma ordem. Encontro Nacional Da Associação Nacional Dos Programas De Pós-Graduação Em Administração, v. 32, 2008. WESTWOOD, J. O Plano de Marketing. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996. WILL, D. E. Metodologia da pesquisa científica. Livro digital. 2. ed. Palhoça. Unisul Virtual, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIX DE MARKETING um estudo da perspectiva do cliente com relação ao comércio de Nova Andradina - MS.pdf313,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons