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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E AMBIENTE DE PRÁTICA PROFISSIONAL: INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA INTERPROFISSIONALIDADE NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Autor(es): DUTRA , LAURA GABRIELA
SANTOS, LETÍCIA HELENA MACIEL DOS
Primeiro orientador: Bonilha, Lais Alves de Souza
Resumo: O conceito de Interprofissionalidade pode ser definido pela interação entre diferentes áreas com a construção de novos conhecimentos e experiências, para a resolutividade dos problemas, efetividade do trabalho e da satisfação dos profissionais. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a interprofissionalidade é desenvolvida no ambiente profissional dos integrantes dos programas de residência multiprofissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foram aplicados questionários obtendo-se a adesão de 38 residentes resultando em uma análise quantitativa acerca das 15 questões fechadas e qualitativa quanto a uma questão aberta, ambas analisadas em forma de arranjos, obtendo-se os pontos chaves: cuidado centrado no paciente, cuidado centrado no profissional e o equívoco de conceitos. Considerando os dados encontrados, podemos perceber o peso que as experiências da graduação têm sobre a prática profissional, portanto, faz-se necessário a implementação da educação interprofissional na matriz curricular, através da participação em atividades pedagógicas que estimulem o trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências para a prática colaborativa, tendo em vista a crescente demanda em serviços de saúde de alta complexidade. Durante a graduação, projetos, formulação de Plano Terapêutico Singular, visitas compartilhadas, incentivam o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à educação interprofissional.
Abstract: The concept of Interprofessionality can be defined by the interaction between different disciplines with the construction of new knowledge and experiences, for the resolution of problems, effectiveness of work and the satisfaction of professionals. This research aimed to identify how interprofessionality is developed in the professional environment of the members of the Federal University of Mato Grosso do Sul multiprofessional residency programs. Questionnaires were applied, obtaining the adhesion of 38 residents, resulting in a quantitative analysis about the 15 closed questions and a qualitative analysis regarding one open question, both analyzed in the form of arrangements, obtaining the key points: patient-centered care, patientcentered care in the professional and the misunderstanding of concepts. Considering the data found, we can see the weight that undergraduate experiences have on professional practice, therefore, it is necessary to implement interprofessional education in the curriculum, through participation in pedagogical activities that encourage teamwork and development. of competencies for collaborative practice, in view of the growing demand for highly complex health services. During graduation, projects, formulation of Singular Therapeutic Plan, shared visits, encourage the development of skills and competences inherent to interprofessional education.
Palavras-chave: Interprofissionalidade; Prática profissional em saúde; Metodologia de ensino.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INISA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5367
Data do documento: 3-Nov-2022
Aparece nas coleções:Fisioterapia - Bacharelado (INISA)



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