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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PESQUISADORES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Autor(es): Espíndola Pimentel, Daniel
Primeiro orientador: Christofoletti, Gustavo
Resumo: Introdução: No final de 2019 o mundo foi afetado por uma condição desconhecida e que culminou no estado de pandemia. Isolamento social e quarentena foram realizados para proteger a população. Ainda não se sabe quão a pandemia da COVID-19 impactou na produção científicas de pesquisadores brasileiros. Objetivo: Investigar o impacto da pandemia de COVID-19 sobre a produção científica de pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Métodos: Os pesquisadores tiveram sua produção científica avaliada em termos de quantidade (número de artigos) e qualidade (escore Qualise fator de impacto das revistas científicas). A linha do tempo da análise envolveu os anos de 2018- 2019 (pré-pandemia), 2020-2021 (ápice da pandemia no Brasil) e 2022 (fim do estado de emergência em saúde pública preconizado pelo governo federal). Testes de qui-quadrado forneceram comparações estatísticas da produção científica conforme o ano. Significância foi estipulada em 5%. Resultados: Observou-se um número crescente de manuscritos publicados entre 2018-2020, seguido por um declínio em 2021-2022 (p=0,001). As publicações foram semelhantes quanto ao sexo dos pesquisadores (p=0,078) e formação profissional (p=0,451). Os escores Qualis dos manuscritos não foram afetados pela pandemia de COVID-19 (p=0,164). A média do fator de impacto dos periódicos onde os manuscritos foram publicados subiu de 2,9 em 2018 para 4,1 em 2022(p=0,039). Conclusão: A pandemia da COVID-19 afetou negativamente a produção científica dos pesquisadores analisados. Contudo, observou-se uma preocupação dos pesquisadores em publicar seus artigos em periódicos com maior fator de impacto.
Abstract: Introdução: No final de 2019 o mundo foi afetado por uma condição desconhecida e que culminou no estado de pandemia. Isolamento social e quarentena foram realizados para proteger a população. Ainda não se sabe quão a pandemia da COVID-19 impactou na produção científicas de pesquisadores brasileiros. Objetivo: Investigar o impacto da pandemia de COVID-19 sobre a produção científica de pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Métodos: Os pesquisadores tiveram sua produção científica avaliada em termos de quantidade (número de artigos) e qualidade (escore Qualise fator de impacto das revistas científicas). A linha do tempo da análise envolveu os anos de 2018- 2019 (pré-pandemia), 2020-2021 (ápice da pandemia no Brasil) e 2022 (fim do estado de emergência em saúde pública preconizado pelo governo federal). Testes de qui-quadrado forneceram comparações estatísticas da produção científica conforme o ano. Significância foi estipulada em 5%. Resultados: Observou-se um número crescente de manuscritos publicados entre 2018-2020, seguido por um declínio em 2021-2022 (p=0,001). As publicações foram semelhantes quanto ao sexo dos pesquisadores (p=0,078) e formação profissional (p=0,451). Os escores Qualis dos manuscritos não foram afetados pela pandemia de COVID-19 (p=0,164). A média do fator de impacto dos periódicos onde os manuscritos foram publicados subiu de 2,9 em 2018 para 4,1 em 2022(p=0,039). Conclusão: A pandemia da COVID-19 afetou negativamente a produção científica dos pesquisadores analisados. Contudo, observou-se uma preocupação dos pesquisadores em publicar seus artigos em periódicos com maior fator de impacto.
Palavras-chave: COVID-19; Manuscrito; Fator de impacto; Publicações Científicas e Técnicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INISA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5354
Data do documento: 3-Nov-2022
Aparece nas coleções:Fisioterapia - Bacharelado (INISA)

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