Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSIDNEY AFONSO SOBRINHO JUNIOR-
dc.date.accessioned2022-11-02T14:25:35Z-
dc.date.available2022-11-02T14:25:35Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5339-
dc.description.abstractUsing smartphones during a secondary motor task can be detrimental for the overall motor performance. The aim of this dissertation was to determine the risks of accidents caused by the use of smartphones by pedestrians while walking in a controlled (laboratory) and non-controlled (public street) environment. Two hundred and one participants were submitted to walking activities while texting messages and talking on the phone. Assessments were performed with no external distractors (laboratory) and on a public street, with vehicles, pedestrians, lights and noises. Multivariate analysis of variance tests provided main effect of task (using × not using cell phone), environment (laboratory × street), sex (male × female) and interactions. Significance was set at 5%. Results showed that using smartphone while walking increases risks of accidents of pedestrians (main effect of task: 0.84; p=0.001). The risk of accident was higher on the streets when compared to the laboratory assessment (main effect of environment: 0.82; p=0.001). There was no difference of risks between men and women (main effect of sex: 0.01; p=0.225), whether in the laboratory or on the street (main effect of sex × environment: 0.01; p=0.905). Task × environment interaction showed that real life traffic distractors potentiate risks of accidents of pedestrians (main effect of task × environment: 0.41; p=0.001). In conclusion, this dissertation found that using smartphone while walking can be risky for pedestrians, especially in a traffic environment. People should avoid using their smartphone while crossing streets. Keywords: Smartphone. Pedestrian. Multitasking Behavior. Traffic accidents.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSmartphone. Pedestre. Comportamento multitarefa. Acidentes de trânsito.-
dc.titleIMPACTO DA DUPLA-TAREFA COM SMARTPHONE SOBRE O EQUILÍBRIO DE ADULTOS JOVENS: INVESTIGAÇÃO EM AMBIENTE CONTROLADO E NÃO-CONTROLADOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gustavo Christofoletti-
dc.description.resumoO uso de smartphones durante uma tarefa locomotora secundária como, a marcha pode ser prejudicial para o equilíbrio dinâmico de seus usuários. O objetivo desta dissertação de mestrado foi avaliar o impacto da dupla tarefa com smartphone sobre equilíbrio dinâmico de adultos jovens em diferentes ambientes, controlado (laboratório) e não controlado (via pública). Para isso, duzentos e um participantes foram submetidos a atividades de caminhada enquanto mandavam mensagens de texto e falavam ao smartphone. As avaliações foram realizadas sem distratores externos (laboratório) e em via pública, com veículos, pedestres, luzes e ruídos. Os testes de análise multivariada para medidas repetidas forneceram efeito principal de tarefa (usar × não usar celular), ambiente (laboratório × rua), sexo (masculino × feminino) e interações. A significância foi estipulada em 5%. Os resultados mostraram que o uso do smartphone ao caminhar aumenta os riscos de acidentes de pedestres (efeito principal da tarefa: 0,84; p=0,001). O risco de acidente foi maior nas ruas quando comparado à avaliação laboratorial (efeito principal do ambiente: 0,82; p=0,001). Não houve diferença de riscos entre homens e mulheres (efeito principal do sexo: 0,01; p=0,225), seja no laboratório ou na rua (efeito principal do sexo × ambiente: 0,01; p=0,905). A interação tarefa × ambiente mostrou que os distratores de trânsito da vida real potencializam os riscos de acidentes de pedestres (efeito principal tarefa × ambiente: 0,41; p=0,001). Em conclusão, esta dissertação verificou que o uso do smartphone enquanto caminha pode ser arriscado para os pedestres, especialmente em um ambiente de trânsito. As pessoas devem evitar usar o smartphone ao atravessar as ruas. Palavras-chave: Smartphone. Pedestre. Comportamento multitarefa. Acidentes de trânsito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Sidney_Jr_Dissertação final.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.