Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5331
Tipo: Dissertação
Título: OS REGIMES DO GOSTO NAS PRÁTICAS DA FEIRA LIVRE: UM ESPETÁCULO DE VER, SENTIR E CONSUMIR
Autor(es): ELAINE CRISTINA DE QUEIROZ SILVA
Primeiro orientador: Sueli Maria Ramos da Silva
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é observar a produção dos sentidos nas feiras livres e como se formam desde a sua genealogia, referenciando uma semiótica das experiências, tendo como base teórica a semiótica discursiva e seus recentes desdobramentos, tais como o semissimbolismo e a sociossemiótica. Nossa metodologia se circunscreve na pesquisa bibliográfica e descritiva pontuando os enunciados narrativos inscritos nos registros históricos e nas práticas da contemporaneidade. Como objetivos específicos delimitamos organizar como se constrói os regimes de sentido e interação nas práticas das feiras livres ao longo do tempo e as alterações nos sentidos provocadas pela pandemia de COVID-19. Por ser um objeto do social fazemos uso de diferentes corpora para as análises em um caráter exploratório que elencamos em três categorias: 1) levantamento bibliográfico com base nos registros históricos que denotam os sentidos das feiras como prática social e cultural por meio dos processos axiológicos; dos fatores linguísticos e extralinguísticos, como expressões e provérbios instituídos nas feiras da Idade Média; e das alterações nas práticas causadas pelas epidemias que mudaram o contexto do comércio nesse período; 2) estudo in loco na Feira Livre do Guanandi, na capital Campo-grandense, para análise sociossemiótica das práticas do social utilizando imagens do dia de feira capturadas por meio de gravações feitas com uso de um celular; 3) texto audiovisual, utilizando reportagem jornalística televisiva produzida no ambiente de feira, o qual dissecamos em dois recortes para demonstrar as alterações dos sentidos nas práticas da feira em tempos de pandemia da COVID-19, observando o percurso gerativo de sentido no plano de conteúdo da matéria jornalística e as relações semissimbólicas em uma imagem congelada (freeze frame) ou enquadramento. O referencial teórico centraliza se nas ideias de estudiosos, tais como: Greimas (1973), Landowski (2004), Floch (1985), Pietroforte (2019), Barros (2001), Fiorin (2018), Oliveira (2014) e Bueno (2014), dentre outras contribuições bibliográficas visando aprofundamento das investigações, entre esses: Bourquelot (1865), Huvelin (1897), Goffman (1986), Le Goff (1990), Bateson (2000), Sato (2012), Bernardo (2014) entre outros. Este trabalho desenvolvido nos postulados dos estudos de linguagens, além de oportunizar novos olhares para a elaboração de novas pesquisas em Semiótica, possibilitou compreender que o sincretismo semiótico da feira livre salta da figuratividade, dos gostos e das relações de um consumo de afetivo pautado em processos axiológicos. Palavras-chave: Feira livre; Semiótica discursiva; Semissimbolismo; Sociossemiótica.
Abstract: The general objective of this research is to observe the production of meanings in street fairs and how they formed from their genealogy, referencing a semiotics of experiences, based on discursive semiotics and its recent developments, such as semi-symbolism and socio-semiotics. Our methodology limited to bibliographic and descriptive research, punctuating the narrative statements inscribed in historical records and in contemporary practices. As specific objectives, we set out to organize how the regimes of meaning and interaction built in the practices of street fairs over time and the changes in meanings caused by the COVID-19 pandemic. As it is a social object, we use different corpora for the analyzes in an exploratory character that we list in three categories: 1) bibliographic survey based on historical records that denote the meanings of fairs as a social and cultural practice through axiological processes; the linguistic and extralinguistic factors, such as expressions and proverbs instituted in the fairs of the Middle Ages; and the changes in practices caused by the epidemics that changed the context of trade in this period; 2) an on-site study at the street fair of Guanandi, in the capital Campo Grande, for a socio-semiotic analysis of social practices using images of the day of the fair captured through recordings made using a cell phone; 3) audiovisual text, using television journalistic report produced in the fair environment, which we dissected in two clippings to demonstrate the changes of meanings in fair practices in times of the COVID-19 pandemic, observing the generative path of meaning in the content plan of journalistic material and the semi-symbolic relationships in a frozen image (freeze frame) or framing. The theoretical framework focuses on the ideas of scholars, such as: Greimas (1973), Landowski (2004), Floch (1985), Pietroforte (2019), Barros (2001), Fiorin (2018), Oliveira (2014) and Bueno (2014), among other bibliographic contributions aimed at deepening the investigations, among these: Bourquelot (1865), Huvelin (1897), Goffman (1986), Le Goff (1990), Bateson (2000), Sato (2012) ), Bernardo (2014) among others. This work developed on the postulates of language studies, in addition to providing new perspectives for the elaboration of new research in Semiotics, made it possible to understand that the semiotic syncretism of the street fair jumps from figuration, tastes and relationships of an affective consumption based on processes axiological. Keywords: Street fair; Discursive semiotics; Semi-symbolism; Sociosemiotic.
Palavras-chave: Feira livre
Semiótica discursiva
Semissimbolismo
Sociossemiótica.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5331
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
OS REGIMES DO GOSTO NAS PRÁTICAS DA FEIRA LIVRE _Elaine Cristina de Queiroz Silva_PPGEL.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.