Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5230
Tipo: Dissertação
Título: EFEITO DA CLASSIFICAÇÃO DIAGNÓSTICA NO COMPORTAMENTO EXPLICATIVO
Autor(es): CAMILA ARNDT DE SOUZA
Primeiro orientador: Lucas Ferraz Cordova
Resumo: RESUMO O behaviorismo radical compreende que a ciência tem como objetivos a previsão, o controle, a interpretação do fenômeno comportamental e uma meta-análise da própria ciência. Skinner (1957) buscou em Comportamento Verbal explicar o fenômeno da linguagem pautado nessas diretrizes. É nessa obra, que se explica o comportamento verbal explicativo, o qual é compreendido como respostas verbais nas quais os indivíduos relacionam eventos da natureza. O objetivo desta pesquisa foi analisar se os discursos dos participantes sobre o desempenho escolar de um estudante em uma situação hipotética seriam diferentes entre aqueles participantes que tiveram contato com a descrição cujo aluno possui diagnóstico de transtorno específico de aprendizagem. O Método Reno foi adotado como instrumento de análise do discurso, pois é fundamentado no behaviorismo radical. Sua proposta é constituída pela integração de método experimental ao método interpretativo. A finalidade do método é, portanto, compreender as variáveis nos quais uma resposta verbal é função, por meio do estabelecimento de contexto para o discurso livre do falante, no caso desta pesquisa a situação hipotética escolar. A análise foi feita de forma que as verbalizações foram funcionalmente relacionadas ao estímulo preparado pela pesquisadora, permitindo inferir sobre as fontes de controle do comportamento verbal. Os doze participantes estudantes de licenciatura selecionados, foram divididos em dois grupos: grupo A, cuja situação hipotética o estudante não apresentava nenhuma classificação diagnóstica; grupo B, cuja situação hipotética o estudante caracterizava-se com transtorno específico de aprendizagem. Três macrocategorias foram criadas a partir das regularidades encontradas pela pesquisadora nas respostas verbais dos participantes. Os dados foram inicialmente analisados por participante. Após a categorização e contagem de respostas classificadas individualmente, analisou-se os dados por grupo, e, posteriormente foi realizada uma comparação entre esses dados entre os grupos e entre os participantes de área conhecimento diferente. Os principais resultados encontrados foram ambos os grupos apresentaram respostas categorizadas interacionistas e como docente em maior número; ambos os grupos apresentaram um número alto de respostas manipulativas; o grupo B apresentou um número maior de respostas verbais em todas as categorias e um número maior com grande diferença de respostas manipulativas; e os participantes de licenciatura área de conhecimento exatas quando expostos ao grupo B apresentaram número maior de respostas mentalistas e de respostas de manipulação. Pode-se concluir que não houve diferenças nos discursos dos participantes dos diferentes grupos, exceto em relação aos participantes de cursos de licenciatura na área de exatas submetidos a condição - classificação diagnóstica. Essa pesquisa trouxe contribuições para o estudo do comportamento verbal, e, de maneira incipiente para a análise do comportamento aplicada ao contexto escolar. Palavras-chave: Comportamento verbal. Classificação diagnóstica. Método Reno.
Abstract: ABSTRACT The science has as its objectives the prediction, control, interpretation of behavioral phenomena and a meta-analysis of science itself in a Radical Behavior’s perspective. Skinner (1957) claimed in Verbal Behavior to explain the phenomenon of language based on these objectives. It is in this work that the explanatory verbal behavior is explained, which is understood as verbal responses in which individuals relate events in nature. The aim of this present study was to analyze whether the participants' speeches about the educational achievement of a student in a hypothetical situation would be different among those participants who had contact with the description whose student has a diagnosis of a specific learning disorder. The Reno Method was adopted as a discourse analysis instrument, as it is based on radical behaviorism. Its proposal is constituted by the integration of the experimental method with the interpretive method. The purpose is, therefore, to understand the variables in which a verbal response is a function, by establishing a context for the speaker's free speech, in the case of this research, the hypothetical school situation. The analysis will be done in two steps; in the first, verbalizations are functionally related to the stimulus prepared by the researcher, allowing inferences about the sources of control of verbal behavior; in the second, the self-analysis of the scientist's own behavior takes place. So far, five participants who are undergraduate students have been selected, divided into two groups: group A, whose hypothetical situation the student did not present with any diagnosis; group B, whose hypothetical situation the student was characterized by a specific learning disorder. Three macro-categories were created based on the researcher's regularities in the participants' verbal responses. Data were analyzed by participants. After the categorization and counting of answers selected by participants, the data were counted per group, comparison was made between per group and areas of knowledge. The main results found were that both groups presented responses categorized as interactionists and as teachers in greater numbers; both groups presented a high number of manipulative responses; group B presented a greater number of verbal responses in all categories and a greater number with a large difference in manipulative responses; and the participants from exact knowledge area in the group B presented the biggest number of answers of mentalists and of manipulation answers. It can be defined that there were no differences among the groups, except in relation to the participants from exact knowledge area when they were in the group B. This research contributes to the study of verbal behavior, and, in an incipient way, to the analysis of behavior applied to the school context.
Palavras-chave: Comportamento verbal, Método Reno, classificação diagnóstica
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5230
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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