Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/523
Tipo: Dissertação
Título: Abundância e uso de habitats por aves frugívoras de dossel em remanescentes de Cerrado, Campo Grande, MS, Brasil
Autor(es): Bueno, Berinaldo
Abstract: Dentre os grandes frugívoros de dossel do Cerrado, psitacídeos e ranfastídeos são as aves mais sensíveis e ameaçadas devido à perda de habitats. Este estudo teve como objetivo avaliar a abundância e o uso de habitats pelos psitacídeos e ranfastídeos em dois fragmentos de Cerrado, bem como analisar as relações entre a abundância das espécies desses grupos e os parâmetros vegetacionais e fenológicos dos habitats. Nos fragmentos foram identificados os habitats típicos de mata ciliar, interior e borda, nos quais foram estabelecidos transectos com pontos de amostragem para os parâmetros vegetacionais e fenológicos, assim como para a contagem da avifauna estudada. Tanto a ocorrência e intensidade das fenofases quanto a abundância dos psitacídeos e ranfastídeos variaram ao longo do ano nos diferentes habitats de cada fragmento. Os fatores responsáveis pelas variações na produção de recursos (flores e frutos) das plantas foram a sazonalidade climática e a composição de espécies vegetais. Já as variações na composição e abundância dos psitacídeos e ranfastídeos nos diferentes habitats devem-se às características do ambiente no qual os remanescentes estão inseridos, a estrutura vegetacional dos habitats e os padrões de produção e abundância dos recursos nestes habitats.
Palavras-chave: Papagaios
Fenologia
Savana
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/523
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Berinaldo Bueno.pdf685,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.