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Tipo: Tese
Título: COTIDIANO E CONTEÚDOS INCONSCIENTES DE CUIDADORES E REPERCUSSÕES DO CUIDADO
Autor(es): Cecília Lacerda de Queiroz
Primeiro orientador: Sonia Maria Oliveira de Andrade
Resumo: Crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade são, por direitos, retirados do ambiente de sofrimento e encaminhados para instituições de acolhimento, onde permanecem por tempo indeterminado, até que seja feito o encaminhamento para família substituta ou que retorne para a família de origem. Na instituição, o acolhido se encontra diante de uma nova forma de ser cuidado, de novas regras e relações. O objetivo deste estudo foi apreender a vivência do cuidado a crianças e adolescentes acolhidos, na percepção de cuidadores de instituições de acolhimento. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 42 cuidadores de crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento no município de Campo Grande (MS). Utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, transcrita e sistematizada pela fundamentação metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e aporte na teoria de Winnicott. Foram identificadas dez ideias centrais organizadas em dois eixos temáticos: vivências e aspectos emocionais e cotidiano e aspectos institucionais. A caracterização do cuidador se deu a partir do sexo, idade, escolaridade e tempo de serviço na função. A pesquisa revelou que a maioria dos cuidadores é do sexo feminino, tendo o mais novo 24 anos e o mais velho 60 anos, poucos cuidadores apresentam ensino superior completo e estão a mais de um ano na função de cuidador de crianças acolhidas. Quanto ao significado sobre ser cuidador, esse estudo revelou dez ideias centrais: cuidadora como mãe, envolvimento afetivo, desejos do cuidador, ganhos em ser cuidador, perfil do acolhido, suporte psicológico, visão do cuidado, despreparo, orientação e realidade da instituição. Os resultados apontaram a complexidade do trabalho de cuidador e a ambiguidade em relação a seus sentimentos, pois, reconhece a importância da formação de vínculo e de uma relação afetiva com a criança ou o adolescente acolhido, mas vive o sofrimento pela separação no desacolhimento. Quanto à percepção do cuidador sobre o desgaste emocional e a dificuldade diante de situações do cotidiano do trabalho, destacam-se a falta de suporte emocional para lidar com questões práticas que envolvem o cuidar de crianças e adolescentes acolhidos. É necessário um olhar especial para os cuidadores de crianças e adolescentes acolhidos criando um espaço para a escuta e, assim, para a conscientização de seus sentimentos, para lidar com as dificuldades que envolvem o trabalho diário com essa população específica. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de um ambiente favorável para que o acolhido possa caminhar em seu desenvolvimento.
Abstract: Children and adolescents who find themselves in a situation of vulnerability are, for their rights, removed from the suffering environment and sent to shelter institutions, where they remain indefinitely, until they are referred to a substitute family or to return to their family of origin. In the institution, the host is faced with a new way of being cared for, with new rules and relationships. The objective of this study was to apprehend the meaning of care for children and adolescents under care, in the perception of caregivers of shelter institutions. This is a qualitative study carried out with 42 caregivers of children and adolescents who are in foster care in the city of Campo Grande (MS). A semi-structured interview was used as a research instrument, transcribed and systematized by the methodological foundation of the Collective Subject Discourse (CSD) and contribution to Winnicott's theory. Ten central ideas were identified, organized into two thematic axes: experiences and emotional and daily aspects and institutional aspects. The characterization of the caregiver was based on gender, age, education and length of service in the role. The survey revealed that most caregivers are female, the youngest being 24 years old and the oldest being 60 years old, few caregivers have completed higher education and have been in the role of caregiver of foster children for more than a year. As for the meaning of being a caregiver, this study revealed ten central ideas: caregiver as a mother, affective involvement, caregiver desires, gains in being a caregiver, profile of the host, psychological support, vision of care, unpreparedness, orientation and reality of the institution. The results showed the complexity of the caregiver's work and the ambiguity in relation to their feelings, as they recognize the importance of bonding and an affective relationship with the child or adolescent who is welcomed, but they experience the suffering of separation in the unwelcome. Regarding the caregiver's perception of emotional exhaustion and the difficulty in daily work situations, the lack of emotional support or to deal with practical issues involving the care of children and adolescents under care stand out. It is necessary to pay special attention to the caregivers of children and adolescents who are welcomed, creating a space for listening and, thus, for the awareness of their feelings, to deal with the difficulties that involve the daily work with this specific population. The study made it possible to reflect on the need for a favorable environment so that the host can walk in their development.
Palavras-chave: criança acolhida
cuidador
percepção
angústia psicológica.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5176
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

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