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Tipo: Dissertação
Título: A QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM RIO BRILHANTE SOB A PERSPECTIVA DA PESSOA IDOSA
Autor(es): LEIDIANE SOARES DA SILVA
Primeiro orientador: Sonia Maria Oliveira de Andrade
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) é preferencialmente o primeiro contato do usuário com o Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, a atenção à saúde da pessoa idosa é parte das atribuições da APS e estabelece como objetivo de toda e qualquer ação de saúde a de promover o envelhecimento saudável e ativo dessa população que vêm aumentando a cada ano, em nosso país. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o principal modelo na reorganização da APS, é necessária a presença dos quatro atributos essenciais e a extensão dos três atributos derivados, que orientam, caracterizam e medem a qualidade da APS. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade da APS na perspectiva dos usuários idosos dos serviços da APS em Rio Brilhante-MS. Para isto, foram realizadas entrevistas com uma amostra da população de 345 idosos, que utilizam os serviços dentre as oito unidades localizadas na região urbana do município, utilizando o questionário PCATool-Brasil (Primary Care Assesment Tool), instrumento de avaliação, validado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, para pacientes adultos na versão reduzida composto por 26 itens distribuídos em 10 componentes relacionados ao tema. Para a caracterização sociodemográfica dos participantes foi utilizado um instrumento de coleta de dados composto por perguntas estruturadas, como idade, sexo, escolaridade, profissão e com quem compartilha a residência. Os participantes foram selecionados mediante técnica de amostragem aleatória simples, a partir do cadastro de usuários idosos na unidade, e as entrevistas foram realizadas pela pesquisadora na residência dos participantes que aceitaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Foi realizada análise descritiva com apresentação dos resultados por meio das frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas, e através das medidas de centro e variabilidade para as variáveis contínuas. A análise inferencial foi realizada por meio do teste de regressão logística com apresentação da Odds Ratio e o respectivo intervalo de confiança de 95%, considerando significância estatística de 5%. Os resultados apontam que a média de idade dos participantes é de 69,6 anos, e os que trabalham fora têm mais chance de atribuir pontuação baixa de avaliação da atenção primária à saúde. Constatou-se maior utilização dos serviços oferecidos pelos usuários do sexo feminino de 69,7%. Quanto à avaliação da assistência oferecida no nível primário, o escore essencial da APS no município com média 6,94, ficou acima da nota de corte de 6,6, classificado como qualidade alta. O atributo essencial Acesso de Primeiro Contato – Utilização foi o mais bem avaliado com escore 9,19. O escore geral foi avaliado em 6,27, próximo à nota de corte, porém considerado baixo pelo instrumento. Conclui-se que a qualidade da APS segundo o escore geral é baixa, estando próximo ao ponto de corte. O escore essencial é alto, indicando que os serviços de saúde da APS do município são orientados por seus atributos promovendo maior satisfação dos usuários e com impacto positivo no estado de saúde da população. Os usuários conhecem os serviços de referência de seu bairro e estes são os primeiros a serem procurados pelos pacientes. Ações de melhoria podem ser tomadas no sentido de informar aos pacientes sobre o acesso que os mesmos possuem para consultar seu prontuário e informar/disponibilizar para a população a lista de serviços e orientações que são disponíveis caso possam precisar em algum momento como, por exemplo: saúde mental, tabagismo e aconselhamento sobre mudanças que acontece com o envelhecimento. Reorganizar as ações de saúde já existentes e implantando novos fluxos assistenciais que possibilitem a assistência de qualidade torna-se necessário e oportuno.
Abstract: Primary Health Care (APS) is preferably the user's first contact with the Unified Health System (SUS). In Brazil, health care for the elderly is part of the APS attributions and establishes the objective of any and all health actions to promote healthy and active aging in this population, which has been increasing every year in our country. The Family Health Strategy (ESF) is the main model in the reorganization of APS, it is necessary to have the presence of the four essential attributes and the extension of the three derived attributes, which guide, characterize and measure the quality of APS. Therefore, the present research aimed to evaluate the quality of APS from the perspective of elderly users of APS services in Rio Brilhante-MS. For this, interviews were conducted with a sample of the population of 345 elderly people, who use the services among the eight units located in the urban region of the municipality, using the PCATool-Brasil questionnaire (Primary Care Assesment Tool), an evaluation instrument, validated nationally by the Ministry of Health, for adult patients in the reduced version consisting of 26 items distributed in 10 components related to the theme. For the sociodemographic characterization of the participants, a data collection instrument was used, composed of structured questions, such as age, sex, education, profession and with whom they share the residence. Participants were selected using a simple random sampling technique, based on the registration of elderly users at the unit, and the interviews were carried out by the researcher at the participants's homes who accepted and signed the Informed Consent Form (ICF). Descriptive analysis was performed with presentation of results through absolute and relative frequencies for categorical variables, and through measures of center and variability for continuous variables. The inferential analysis was performed using the logistic regression test with the presentation of the Odds Ratio and the respective 95% confidence interval, considering a statistical significance of 5%. The results show that the average age of the participants is 69.6 years, and those who work outside the home are more likely to assign a low score in the evaluation of primary health care. There was a greater use of services offered by female users of 69.7%. As for the evaluation of the assistance offered at the primary level, the APS essential score in the municipality, with an average of 6.94, was above the cut-off score of 6.6, classified as high quality. The essential attribute First Contact Access – Use was the best evaluated with a score of 9.19. The overall score was evaluated at 6.27, close to the cutoff score, but considered low by the instrument. It is concluded that the quality of APS according to the general score is low, being close to the cut-off point. The essential score is high, indicating that the APS health services in the municipality are guided by their attributes, promoting greater user satisfaction and having a positive impact on the population's health status. Users know the referral services in their neighborhood and these are the first to be sought by patients. Improvement actions can be taken in order to inform patients about the access they have to consult their medical records and inform / make available to the population the list of services and guidelines that are available if they may need it at any time, such as: mental health, smoking and counseling about the changes that come with aging. Reorganizing existing health actions and implementing new care flows that enable quality care becomes necessary and timely.
Palavras-chave: Saúde da Família, Assistência à Saúde, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde para Idosos, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Sistema Único de Saúde
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5175
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde da Família



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