Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Michelle Sousa Mussato | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-06T18:52:54Z | - |
dc.date.available | 2022-10-06T18:52:54Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5164 | - |
dc.description.abstract | By taking a look at the speeches of deaf subjects of the Terena ethnicity, a diversity of representations, constructions, displacements and identity traits crossed by knowledge-power relations is presented. I see that the Terena deaf are placed on the margins of the hegemonic society in a double exclusion, since there is no discursivity that legitimizes them, that inscribes them as deaf Indians, urging me to start a research under the hypothesis that the lack of visibility to the linguistic policies that contemplate the socio-historical and cultural aspects of the Terena deaf, via language, reinforce the coloniality marks of the subjects, in the face of the interposition of the culture(s) and language(s) of the other(s). Thus, this research has the general objective of understanding how the (lack of) language policy affects the subjective constitution of Terena deaf subjects. Specifically, we are interested in investigating the crossing of linguistic policies that permeate the process of identity constitution of the Terena deaf; to identify the discursive events that denote the process of (in)existence of the deaf indigenous of the Aldeia de Cachoeirinha facing the representations of the subject and the educational process; to problematize the devices of power-knowledge and the strategies of (de)coloniality from the interpretative gesture of the representations of the self and the other of/about the Terena deaf. Therefore, we list a transdisciplinary theoretical plurality that, among the concepts worked, I highlight the (re)signification of subject, discourse, discursive formation, interdiscourse, discursive memory, heterogeneity from authors that corroborate and constitute the Discourse Analysis of French origin. (FOUCAULT, 1987; 1990; 1996; 1997; 1999a and b; 2005; 2007; PÊCHEUX, 1990, 1997, 2006; CORACINI, 2003, 2007, 2010; AUTHIER-1990 1998), or Foucault's archeogenealogical method (1990) and southern studies, from the perspective of disobedience/epistemic transgression, which aggregate local knowledge by providing a counter-hegemonic critical reflection on the processes of (de)coloniality, abyssality (SOUZA-SANTOS, 2002, 2008, 2010; CASTRO-GOMÉZ, 2005, 2007; MIGNOLO, 2003, 2005; QUIJANO, 2007) in the face of translingual (CANAGARAJAH, 2004, 2011, 2013) and transcultural (COX, ASSIS) practices. PETERSON, 2007; ORTIZ, 1983) immers as in this transterritorial dwelling (HAESBEART, MONDARDO, 2010) to which the deaf Indian of the Terena ethnicity is. The corpora, in this way, consists of interviews granted by deaf (two) and hearing (three) indigenous people who participate in this process (cultural, educational and institutional). | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas de línguas | - |
dc.subject | Subjetividade | - |
dc.subject | Surdo-indígena | - |
dc.subject | Terena. | - |
dc.title | Surdo-Terena: a (in)existência de sujeitos (s)em política(s) linguística(s) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Claudete Cameschi de Souza | - |
dc.description.resumo | Ao lançar um olhar sobre os discursos dos sujeitos surdos da etnia Terena, apresenta-se uma diversidade de representações, construções, deslocamentos e traços identitários atravessados por relações de saberpoder. Vejo que os surdos terena são alocados à margem da sociedade hegemônica numa dupla exclusão, uma vez que não se encontra uma discursividade que os legitime, que os inscreve como índio surdo, instigando-me a iniciar uma pesquisa sob a hipótese de que a falta de visibilidade às políticas linguísticas que contemplam os aspectos sócio histórico e cultural dos surdos terena, via língua, reforçam as marcas de colonialidade dos sujeitos, frente a interposição da(s) cultura(s) e língua(s) do outro(s). Assim esta pesquisa tem por objetivo geral compreender como a (falta de) política linguística afeta a constituição subjetiva dos sujeitos surdos terena. Especificamente, interessa-nos investigar o atravessamento de políticas linguísticas que perpassam o processo de constituição identitária dos surdos terena; identificar os acontecimentos discursivos que denotam o processo de (in)existência do surdo indígena da Aldeia de Cachoeirinha frente às representações de sujeito e do processo educacional; problematizar os dispositivos de poder-saber e as estratégias de (de)colonialidade a partir do gesto interpretativo das representações de si e do outro do/sobre o surdo terena. Para tanto, elencamos uma pluralidade teórica transdisciplinar que, dentre os conceitos trabalhados, destaco a (re)significação de sujeito, discurso, formação discursiva, interdiscurso, memória discursiva, heterogeneidade a partir de autores que corroboram e constituem a Análise do Discurso de origem Francesa (FOUCAULT, 1987; 1990; 1996; 1997; 1999a e b; 2005; 2007; PÊCHEUX, 1990, 1997, 2006; CORACINI, 2003, 2007, 2010; AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998), o método arqueogenealógico de Foucault (1990) e os estudos sulistas, sob a perspectiva da desobediência/ transgressão epistêmica, que agregam saberes locais ao conferir uma reflexão crítica contra hegemônica frente aos processos de (de)colonialidade, abissalidade (SOUZA-SANTOS, 2002, 2008, 2010; CASTRO-GOMÉZ, 2005, 2007; MIGNOLO, 2003, 2005; QUIJANO, 2007) frente às práticas translíngues (CANAGARAJAH, 2004, 2011, 2013) e transculturais (COX, ASSIS-PETERSON, 2007; ORTIZ, 1983) imersas nesse habitar transterritorial (HAESBEART, MONDARDO, 2010) ao qual o índio surdo de etnia terena se encontra. O corpora, dessa forma, se constitui das entrevistas concedidas por surdos (dois) e ouvintes (três) indígenas que participam n(d)esse processo (sócio cultural, educacional e institucional). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Michelle Mussato - Entrega da tese.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.