Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5147
Tipo: Dissertação
Título: A subjetividade da criança hospitalizada frente ao adoecimento e suas implicações no processo educacional
Autor(es): Vilagra, Laynara Soares
Primeiro orientador: Silva, Milene Bartolomei
Resumo: A criança que se encontra enferma e ocupando um leito de hospital passa por experiências traumáticas, como o enfretamento da doença que a fragiliza física e psicologicamente. A solidão dos corredores dos hospitais, bem como a impessoalidade que caracteriza o ambiente hospitalar, muitas vezes contribui negativamente com o tratamento e a recuperação dessas crianças. Nesse contexto, a presença do professor e a continuidade das atividades escolares nos hospitais emergem como instrumentos pedagógicos que, dentre outras possibilidades, funcionam como parte das terapêuticas acionadas para debelar as enfermidades e suas consequências. O trabalho aqui apresentado buscou elencar e compreender, por meio da análise de conteúdo, a subjetividade de crianças internadas para tratamento de neoplasias em um hospital de Campo Grande/MS, bem como procurou entender as implicações que a condição de interno para tratamento de saúde acarretaram – e a carretam – ao processo educacional. Como estratégia metodológica para a captação de dados foram empregadas a análise bibliográfica e entrevistas semi estruturadas e livres. Para compreender o universo subjetivo das crianças partícipes deste estudo utilizou-se da análise de conteúdo e suas concepções técnico-analíticas. Conclui-se que o ensino ministrado nos hospitais por professores capacitados favorece o tratamento, auxiliando na melhora da condição psicológica dos alunos enfermos.
Abstract: The child who is sick and occupying a hospital bed goes through traumatic experiences, such as coping with the disease that weakens him physically and psychologically. The loneliness of hospital corridors, as well as the impersonality that characterizes the hospital environment, often contributes negatively to the treatment and recovery of these children. In this context, the presence of the teacher and the continuity of school activities in hospitals emerge as pedagogical instruments that, among other possibilities, work as part of the therapies used to overcome the diseases and their consequences. The work presented here sought to list and understand, through content analysis, the subjectivity of children hospitalized for treatment of neoplasms in a hospital in Campo Grande/MS, as well as sought to understand the implications that the condition of intern for health treatment entailed. – and carry it – to the educational process. As a methodological strategy for capturing data, bibliographic analysis and semi-structured and free interviews were used. To understand the subjective universe of the children participating in this study, content analysis and their technical-analytic concepts were used. It is concluded that the teaching given in hospitals by trained teachers favors treatment, helping to improve the psychological condition of sick students.
Palavras-chave: Psicologia Clínica
Tratamento de Neoplasias
Ensino em Hospitais
Psicologia Hospitalar
Ensino em Contextos Especiais
Psychological Clinic
Neoplasia Treatment
Teaching in Hospitals
Hospital Psychology
Teaching in Special Contexts
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5147
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste



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