Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/513
Tipo: Dissertação
Título: Modeli: um ambiente de geração de material didático na Web baseado na AIM-CID
Autor(es): Bezerra, Tânia Regina Ramíres
Abstract: Nos últimos anos, a área de educação vem passando por mudanças importantes em relação à introdução das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado dessas mudanças e dos esforços para aproveitar os benefícios dessas tecnologias, diversos sistemas ou ambientes virtuais de apoio à educação foram desenvolvidos. Apesar do vasto conjunto de ferramentas oferecidas por esses ambientes, muitos educadores e/ou pesquisadores ainda optam pelo desenvolvimento de suas próprias aplicações de apoio à educação em razão da diversidade das técnicas de ensino e avaliação. Devido ao fato dos ambientes educacionais tradicionais não serem projetados para auxiliar na autoria de conteúdos educacionais, os usuários são desmotivados a utilizar esses sistemas. A modelagem de conteúdos é considerada uma das atividades relevantes do processo educacional, sendo fundamental para a estruturação do conhecimento que se deseja ensinar. Neste contexto, a abordagem AIM−CID (Abordagem Integrada de Modelagem – Conceitual, Instrucional e Didática) foi proposta e define requisitos e perspectivas para a modelagem conceitual, instrucional e didática de conteúdos educacionais. Assim, neste trabalho objetiva-se especificar e implementar uma ferramenta Web intitulada ModELi (Módulos Educacionais Livres) para apoiar a modelagem de conteúdos educacionais e gerar conteúdos didáticos livres na forma de arquivos de textos (formatos PDF e HTML) e/ou arquivos de apresentações (formato PowerPoint e Apresentação ODF), segundo a modelagem formal baseada em Statecharts subjacente à abordagem AIM-CID. Para validar a ferramenta foi realizado um estudo de caso do curso “Diagramas da UML: Uma Visão Geral”.
In recent years, the education area is going through major changes in relation to the introduction of information technology in the process of teaching and learning. As a result of these changes and efforts to take advantage of these technologies, several systems (or virtual environments) to support education have been developed. Despite the wide range of tools offered by these environments, many educators and/or researchers still choose for developing their own applications to support education because of the diversity of techniques for teaching and evaluation. Due to the fact that traditional educational environments not offer features to help authors of educational content, users are disappointed to use these systems and end up creating their own applications. The modeling of contents present itself as one of the relevant activities to be considered, it’s fundamental to the structure of knowledge what would to teach. In this context, the approach IMA−CID (Integrated Modeling Approach – Conceptual, Instructional and Didactic) was proposed and defines requirements and prospects for conceptual modeling, instructional and teaching of educational content. Thus, this study aims at specifying and implementing a tool on Web ModELi (Free Educational Modules) to support the modeling of educational content and generate open educational content in the form of text files (PDF and HTML format) and / or files of presentations (PowerPoint and Presentation ODF format), according to the formal modeling based on Statecharts underlying the approach IMA-CID. To validate the tool was conducted a case study of the course "UML Diagrams: Overview."
Palavras-chave: Mapas Conceituais
Ensino e Aprendizagem
Softwares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/513
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tania Regina Ramires Bezerra.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.