Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5117
Tipo: | Livro |
Título: | A ausência de empatia entre as meninas e o feminismo na escola como instrumento para a igualdade de gêneros |
Autor(es): | Bakargi, Zelia Vieira de Quevedo |
Resumo: | O estudo em que se baseia a presente obra investigou os modos com que os educadores constroem seus discursos e suas práticas preponderantemente baseados em seus conceitos espontâneos, em consequência de que, durante a formação acadêmica, lhes tenham sido oferecidas insuficientes reflexões/discussões sobre igualdade de gêneros e realidade escolar não aprofundando questionamentos relativos à construção histórica e cultural dos conceitos naturalizados quanto à gênero, igualdade de direitos e oportunidades. Diante disso, discute-se a necessidade de ressignificação de alguns conceitos, suscitando novas práticas escolares, para que as instituições de ensino, através de seus agentes, representem um ambiente menos reforçador das desigualdades e de opressão e até de luta e empoderamento, principalmente das mulheres, aproximando-se de sua função essencial, democrática e emancipadora. |
Abstract: | The study on which this work is based investigated the ways in which educators construct their discourses and their practices predominantly based on their spontaneous concepts, as a result of the fact that, during their academic training, they were offered insufficient reflections/discussions on equality of genders and school reality not deepening questions related to the historical and cultural construction of naturalized concepts regarding gender, equality of rights and opportunities. In view of this, the need to reframe some concepts is discussed, raising new school practices, so that educational institutions, through their agents, represent an environment that is less reinforcing of inequalities and oppression and even of struggle and empowerment, especially of women, approaching their essential, democratic and emancipatory function. |
Palavras-chave: | Feminismo Educação Ensino Formação de professores Igualdade de gêneros Violência nas escolas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5117 |
Data do documento: | 22-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_AUSÊNCIA_DE_EMPATIA (1).pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons