Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLúcia Lacerda dos Anjos-
dc.date.accessioned2022-09-20T17:07:26Z-
dc.date.available2022-09-20T17:07:26Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5103-
dc.description.abstractIn the present dissertation, we problematized about the influences of digital media regarding children in the context of the cultural industry, since we understand entertainment as a business branch disseminated as mass culture by online platforms, for example. It is in this environment that we locate the studies that point to children as a social construction inserted in historical, economic, political and cultural contexts as agents (subjects of action). According to this definition, our general goal was to analyze what kind of childhoods are propagated in three youtubers channels. Our central question becomes, what are the possible childhoods that these channels promote? What conceptions of childhoods or ways of being a child are suggested by these channels is our main question. The methodology chosen was qualitative and quantitative research with a documental instrument on the internet, of classical ethnographic inspiration (dense description) and online ethnography or ethnography in cyberspace (field), on the YouTubeplatform as a field of interaction of children (content and viewer). The observation criteria of the three channels followed the following order for each channel: the first video released; the three most popular, that is, the ones with the highest number of subscriptions and views, and the last one released, the most recent video published up to the time of the research (December 2021). The theoretical framework is anchored in Critical Theory of Society, especially in the writings of Theodor Adorno and his contemporary commentators, and in childhood studies. Our conclusions indicate the need to deepen such reflections, since the three channels analyzed are conducted by the children's parents, and that the children are often prevented from manifesting themselves spontaneously, since they follow scripts pre-established by the channels' organizers. The comments were excluded from the channels by determination of the platform. This procedure demarcates a restriction that turns children into mere spectators of the show, reducing them to subscriptions and likes, which sets up what we call the medialization of childhoods. That is, registered viewers who leave likes, making the mirin celebrities executors of content an extension of the tentacles of the cultural industry. Keywords: Culture Industry. Digital Medias. YouTube. Childhoods.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria Cultural. Mídias digitais. Youtube. Infâncias.-
dc.titleMIDIALIZAÇÕES OBJETIVADAS E VULNERABILIDADES DAS INFÂNCIASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Christian Muleka Mwewa-
dc.description.resumoNa presente dissertação problematizamos as influências das mídias digitais no que concerne às infâncias no contexto da indústria cultural, uma vez que compreendemos o entretenimento como um ramo de negócio disseminado como cultura de massas pelas plataformas on-line, por exemplo. É nesse meio que localizamos os estudos que apontam as infâncias enquanto construção social inseridas nos contextos históricos, econômicos, políticos e culturais como agentes (sujeitos de ação). Nesse sentido, tivemos como objetivo geral analisar que tipo de infâncias são propagadas em três canais de youtubers mirins. Nossa questão central passa a ser quais são as possíveis infâncias que esses canais suscitam? Quais concepções de infâncias ou modos de ser criança esse meio sugere acaba sendo a nossa pergunta de fundo. A metodologia eleita foi a pesquisa qualitativa e quantitativa com instrumento documental na internet, de inspiração etnográfica clássica (descrição densa), e a etnografia on-line ou etnografia no ciberespaço (campo), na plataforma YouTube como campo de interação das crianças (conteúdo e espectador). O critério de observação dos três canais seguiu a seguinte ordem para cada canal: o primeiro vídeo lançado; os três mais populares, ou seja, que tenham tido maior número de inscrições e visualizações; e o último lançado, o mais recente vídeo publicado até o momento da pesquisa (dezembro de 2021). O referencial teórico está ancorado na Teoria Crítica da Sociedade, em especial, nos escritos de Theodor Adorno e seus comentadores contemporâneos e nos estudos das infâncias. Nossas conclusões indicam a necessidade de aprofundar tais reflexões, visto que os três canais analisados são conduzidos pelos pais das crianças, e que estas muitas vezes são impedidas de se manifestar espontaneamente, pois seguem roteiros preestabelecidos pelos organizadores dos canais. Os comentários foram excluídos dos canais por determinação da plataforma. Esse procedimento demarca um cerceamento que torna as crianças em meros expectadores diante do espetáculo reduzindo-as a inscrições e likes, o que configura aquilo que denominamos de midialização das infâncias. Isto é, espectadores inscritos que deixam likes locupletando as celebridades mirins executoras de conteúdos extensão dos tentáculos da indústria cultural. Palavras-chave: Indústria cultural. Mídias digitais. YouTube. Infâncias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO_FINAL.pdf833,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.